Deputado estadual Sargento Neto (PL), durante entrevista à imprensa na ALPB.

O deputado estadual Sargento Neto (PL) engrossou, nesta terça-feira (25), a pressão do bolsonarismo paraibano sobre o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (RepublicanosPB). Após sessão na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o parlamentar afirmou que a anistia aos investigados pelos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL),  é “a única saída” para o que classificou como “injustiça”.

Segundo Neto, cabe exclusivamente a Motta decidir se a proposta será levada ao plenário. “O único remédio para toda essa injustiça é pautar a anistia. E isso depende do presidente da Câmara. Ele tem essa força. Estamos cobrando e vamos cobrar ainda mais forte nesta semana”, declarou.

O deputado disse esperar reuniões entre líderes da oposição e a bancada conservadora para intensificar o apelo e pressionar o comando da Câmara a destravar o tema. “Só a anistia pode trazer equilíbrio e tranquilidade ao país”, completou.

A ofensiva de Sargento Neto se soma às críticas feitas pelo deputado estadual Walber Virgolino (PL), que afirmou que Motta “tenta agradar gregos e troianos” e que precisa honrar o compromisso firmado com a direita ao assumir a presidência da Câmara. Para ele, a anistia é o único instrumento capaz de reverter a situação de Bolsonaro e dos presos do 8 de janeiro.

A escalada de pressão ocorre após o comunicador e pré-candidato a deputado estadual Nilvan Ferreira publicar um vídeo responsabilizando Hugo Motta pelo agravamento da situação de Bolsonaro, preso preventivamente desde sábado. No discurso, Nilvan afirmou que a “opressão” e o “enclausuramento” impostos pelas instituições poderiam gerar consequências irreversíveis e alertou que o presidente da Câmara carregaria essa marca “para sempre”.

Ele também cobrou a votação imediata da anistia e disse que o adiamento da pauta tem impacto direto no destino do ex-presidente.

Motta quer adiar discussão da anistia

Apesar da pressão crescente, Hugo Motta sinalizou a aliados que não pretende pautar o tema agora. De acordo com relatos de parlamentares que o procuraram nos últimos dias, o presidente da Câmara considera o momento “conturbado” e acredita que retomar a discussão seria “colocar lenha na fogueira”.

O relator da proposta, Paulinho da Força (SolidariedadeSP), defende que a Câmara vote apenas a dosimetria das penas, sem tratar da anistia. Mesmo assim, o PL se articula para apresentar um destaque que insira o perdão amplo na votação, movimento que pode transformar a sessão em um teste de força entre bolsonaristas e o bloco governista.

Enquanto Brasília tenta conter a crise, a Paraíba emerge como um dos epicentros da disputa narrativa e da pressão política pela anistia.

➕Walber Virgolino cobra “posicionamento” de Hugo Motta e pressiona pela anistia: “A direita tem que ir para cima”

➕STF determina início da pena de Jair Bolsonaro: ex-presidente cumpre 27 anos e 3 meses em Brasília

➕PF prende ex-ministros de Jair Bolsonaro após julgamento do STF sobre trama golpista

➕Nilvan Ferreira acusa Hugo Motta de “carregar mancha de sangue” caso Bolsonaro morra

➕“Cada um por si”: Walber Virgolino admite distanciamento interno no PL, mas nega crise com Queiroga após ato pró-Bolsonaro

➕Marcelo Queiroga nega racha no PL, comenta ato na orla pró-Bolsonaro e fala sobre “suposto” distanciamento de Walber e Sargento Neto

➕Em decisão unânime, STF decide manter Bolsonaro preso

➕STF tem maioria para manter prisão preventiva de Bolsonaro

➕Advogados analisam efeitos jurídicos da prisão de Bolsonaro no Ô Paraíba Boa

➕Cabo Gilberto Silva dispara contra STF e diz que Brasil vive “ditadura do Judiciário” após prisão de Bolsonaro

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷Siga o Fonte83 no Instagram

Compartilhe esse conteúdo: