MPPB abre investigação sobre a indicação de Alanna Galdino ao TCE-PB

Por Fonte83 - 03/04/2025

Alanna Galdino pode se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de Conselheira do TCE-PB.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um inquérito civil para investigar a legalidade da indicação de Alanna Galdino ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). A portaria que formaliza a abertura do inquérito foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira (2).

O processo, que tramita em segredo de Justiça, será conduzido pelo promotor Raniere da Silva Dantas, da 38ª Promotoria de Justiça de João Pessoa. O objetivo da investigação é apurar a conformidade da nomeação de Alanna Galdino para a vaga de conselheira e, caso seja identificado algum ato ilegal, adotar as providências cabíveis.

A indicação de Alanna para o cargo aconteceu após uma eleição com candidatura única na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), ocorrida em 18 de março, recebendo 31 votos favoráveis em uma votação secreta. Filha do presidente da ALPB, o deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), ela foi posteriormente nomeada pelo governador João Azevêdo (PSB) para a vaga que havia sido deixada pelo ex-conselheiro Arthur Cunha Lima.

A nomeação de Alanna Galdino será analisada pelo TCE-PB em uma sessão marcada para o dia 9 de abril. O conselheiro Nominando Diniz será o responsável pela relatoria do caso, que inclui uma representação do Ministério Público de Contas da Paraíba (MPC-PB) sobre a adequação da nomeada para exercer a função.

Em sua representação, o MPC critica a rapidez do processo de indicação e questiona se a nomeação respeita os princípios da moralidade administrativa e da impessoalidade. O órgão também levanta dúvidas sobre a qualificação de Alanna Galdino, com foco na comprovação de seu “notório saber” exigido para o cargo. Além disso, o MPC está investigando um possível conflito de interesses relacionado ao desempenho de funções diretas na Secretaria de Planejamento de João Pessoa, enquanto também leciona no curso de Medicina em Campina Grande.

Paralelamente, a indicação de Alanna Galdino está sendo contestada em uma ação na Justiça Comum, que ainda aguarda uma decisão judicial.

Leia Mais: NOMEANDO DINIZ? Comitiva com 11 deputados vai ao TCE-PB fazer lobby junto ao conselheiro-relator pela nomeação de Alanna Galdino; por Feliphe Rojas

+ Foto do dia: Diálogo de bastidor rouba a cena na abertura do 2ª Confep – Por Ângelo Medeiros

+ TCE-PB marca data do julgamento de ação contra indicação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira

+ MPC pede à PGR anulação da eleição e posse de Alanna Galdino no TCE-PB por inconstitucionalidade

+ Saiba quais são os próximos passos para a posse de Alanna Galdino no TCE-PB

+ Nominando Diniz afirma que TCE-PB realizará análise técnica da indicação de Alanna Galdino para o TCE-PB: “Análise de critérios objetivos”

+ OPINIÃO: A farsa da comparação entre Fernando Catão e Allana Galdino

+ MP de Contas solicita suspensão da nomeação de Alanna Galdino para o TCE-PB por nepotismo e irregularidades 

+ Nominando Diniz será responsável pela análise dos requisitos para posse de Alanna Galdino como Conselheira no TCE-PB

+ Nomeação de Alanna Galdino como Conselheira do TCE-PB é oficializada no Diário Oficial do Estado

+ Governador João Azevêdo nomeia Alanna Galdino como primeira conselheira do TCE-PB