Camila Toscano, deputada estadual.

A deputada estadual Camila Toscano (PSD) saiu em defesa da eleição da deputada federal Erika Hilton (PSOLSP) para a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados do Brasil. Durante entrevista ao programa Ô Paraíba Boa, nesta sexta-feira (13), a parlamentar afirmou que, apesar das divergências políticas que possam existir, a escolha representa um avanço no debate sobre inclusão e respeito às identidades.

Camila destacou que a legislação brasileira reconhece o direito de identidade de gênero e que as instituições públicas precisam dar exemplo no tratamento respeitoso às pessoas. “Ela se diz mulher e a nossa lei determina que, se você diz que é, isso tem que ser respeitado. Então a Câmara tem que dar esse exemplo”, afirmou.

A deputada também criticou o tom agressivo de algumas manifestações contra Erika Hilton após sua eleição para o comando da comissão, classificando algumas falas como desrespeitosas.

Segundo Camila, ataques direcionados a uma parlamentar trans acabam atingindo toda uma comunidade que busca reconhecimento e respeito na sociedade. “Quando você agride uma pessoa trans, você não agride apenas aquela parlamentar. Você agride toda uma comunidade que está por trás dela”, declarou.

A parlamentar paraibana ressaltou ainda que o mais importante será avaliar o trabalho que Erika Hilton poderá desenvolver à frente da comissão, independentemente de sua identidade de gênero.

Para Camila Toscano, a atuação da presidente da comissão será determinante para fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres e ampliar o debate sobre igualdade e direitos. “Eu acho muito mais importante o que ela vai fazer como presidente da comissão do que o fato de ela ser ou não trans”, concluiu.

Assista a entrevista da deputada Camila Toscano ao Programa Ô Paraíba Boa:

Eliza Virgínia nega transfobia e cita imunidade parlamentar após ação do PSOL: “Eu digo a verdade”

PSOL aciona Justiça Federal após declaração de Eliza Virgínia sobre Erika Hilton

Jailma Carvalho rebate críticas de Eliza Virgínia à presidência de Erika Hilton na Comissão da Mulher: “Apenas disseminação de ódio”

Vereadora Eliza Virgínia questiona eleição de Erika Hilton à frente da Comissão de Defesa da Mulher

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram

Compartilhe esse conteúdo: