Presidente da CMJP, vereador Dinho Dowsley (MDB) durante sessão na Casa - Foto: Reprodução.

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowsley (MDB), confirmou nesta terça-feira (4), durante a reabertura dos trabalhos legislativos do segundo semestre, que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) será instalada nos próximos dias. A declaração foi dada antes da sessão solene realizada na nova sede da Casa Napoleão Laureano, que contou com a presença do prefeito Leo Bezerra (PSB). Segundo o parlamentar, a decisão da Justiça favorável à Câmara encerrou o impasse jurídico que havia suspendido os trabalhos da comissão.

Dinho fez questão de esclarecer que a investigação não terá como foco a Parceria Público-Privada (PPP) da Cagepa, mas sim a qualidade dos serviços prestados à população. O presidente afirmou que a comissão pretende apurar as constantes reclamações sobre falta de água e problemas no abastecimento registrados em diversos bairros da Capital, tema que, segundo ele, tem gerado insatisfação entre moradores e comerciantes.

“Na verdade, não é uma CPI do esgoto. A CPI é dos serviços da Cagepa. O que não pode acontecer é bairros como o Bessa, que são totalmente saneados, ficarem dois ou três dias sem água. Há empresas que não conseguem nem funcionar porque falta água. Isso acontece no Bessa, no Bairro das Indústrias e em outras localidades. A CPI não é para discutir a PPP, mas para investigar os serviços prestados pela Cagepa. Isso é inadmissível”, afirmou.

Questionado sobre o cronograma para instalação da comissão, Dinho disse que a Câmara apenas aguardava a definição judicial para retomar o processo. “A decisão judicial foi totalmente favorável à Câmara Municipal. Os membros da CPI já haviam sido definidos, mas os trabalhos foram suspensos por uma liminar. Agora vencemos essa etapa, a decisão foi referendada pelo Tribunal de Justiça e, nos próximos dias, vamos instalar oficialmente a comissão”, declarou.

A retomada da CPI ocorre após decisão da desembargadora Anna Carla Lopes Correia Lima de Freitas, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que autorizou a continuidade da investigação ao reformar parcialmente a liminar concedida pela 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital. A magistrada entendeu que a comissão pode apurar questões de interesse público relacionadas aos serviços prestados pela Cagepa e ao impacto ambiental, desde que respeite os limites da competência fiscalizatória do Poder Legislativo municipal.

Vereador Ícaro Chaves, autor da CPI do Esgoto, comemora vitória na Justiça, mas teme novas investidas contra a comissão

Justiça libera retomada da CPI do Esgoto em João Pessoa, mas impõe limites à investigação sobre a Cagepa

Compartilhe esse conteúdo: