O cenário político paraibano ganhou temperatura nesta segunda-feira (17) após o governador João Azevêdo (PSB) comentar, mesmo sem aprofundar, as críticas feitas pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), à gestão estadual. O agora ex-aliado endureceu o discurso e apontou falhas nos serviços de saúde oferecidos pelo Estado, especialmente para moradores do Sertão. As declarações de Azevêdo ocorreram após a assinatura de um termo de cooperação com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Uber, iniciativa que permitirá acionar o 190 diretamente pelo aplicativo, tanto por usuários quanto motoristas.
Questionado sobre as críticas de Cícero, o governador evitou estender o embate, mas deixou clara a contrariedade: “Não, eu não vi não. Agora, criticar a saúde do Estado é meio complicado”, afirmou.
A virada de postura de Cícero Lucena ocorreu durante entrevista concedida no domingo (16), ao programa Trem das 11, da Rádio Alto Piranhas, em Cajazeiras. Ele relatou que moradores do Sertão estariam sendo obrigados a viajar até a capital para realizar exames básicos. “Isso não é papel do município socorrer toda a Paraíba. O Estado precisa oferecer esses serviços”, disse.
A mudança de tom não acontece isoladamente. Cícero, que se filia ao MDB nesta segunda (17), se prepara para disputar o governo do Estado em 2026 pela oposição. A postura mais crítica atende à pressão de nomes oposicionistas, como o presidente estadual do PSD na Paraíba, ex-deputado federal Pedro Cunha Lima, que condicionou apoio ao prefeito ao rompimento com o governo estadual.
Mesmo diante do cenário de tensão, Azevêdo preferiu não acirrar o debate. Ao ser provocado sobre a gestão municipal, citando o polêmico projeto de estacionamento rotativo na capital, limitou-se a dizer que a questão cabe à prefeitura e à Câmara Municipal: “Se está prejudicando o comércio, isso tem que ser revisto”, afirmou.
O racha, antes imperceptível, agora se torna explícito e antecipa o tom da disputa que deve marcar a corrida eleitoral de 2026 na Paraíba.
➕Exclusivo: Tovar confirma presença e representa grupo Cunha Lima na filiação de Cícero ao MDB
➕Ao lado de Veneziano e lideranças nacionais, Cícero Lucena se filia ao MDB nesta segunda-feira
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado



