Durante depoimento no Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta terça-feira (10), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protagonizou um momento inusitado ao sugerir, em tom de brincadeira, que o ministro Alexandre de Moraes fosse seu candidato a vice-presidente nas eleições de 2026. A fala ocorreu durante a oitiva de réus apontados como integrantes do núcleo central da tentativa de golpe de Estado.
“Posso fazer uma brincadeira se o senhor me permitir? Eu gostaria de convidá-lo para ser meu vice em 2026”, disse Bolsonaro, dirigindo-se diretamente ao ministro.
A resposta veio de forma rápida e também carregada de ironia. Moraes replicou: “Você deveria perguntar a seus advogados… Declino.” A frase foi seguida por risos no plenário, quebrando brevemente o clima formal da audiência.
Apesar do tom leve do momento, o depoimento integra uma fase crucial do processo que apura a tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa e tentativa de golpe. O julgamento deve acontecer no segundo semestre deste ano.
Segundo juristas, caso condenados, os réus enfrentam penas que podem ultrapassar 30 anos de prisão, a depender da tipificação final dos crimes atribuídos.
Reveja:
Ver essa foto no Instagram
Leia Mais: STF retoma nesta terça-feira os interrogatórios do núcleo central da trama golpista
+ STF inicia interrogatórios dos réus da cúpula de trama golpista com Bolsonaro entre os ouvintes
+ STF marca depoimento de Bolsonaro e aliados para 9 de junho em ação sobre tentativa de golpe
+ Marcelo Queiroga testemunha no STF em julgamento de aliados de Bolsonaro por tentativa de golpe
+ STF começa a ouvir nesta segunda-feira testemunhas no caso da tentativa de golpe
+ Após live na UTI, Bolsonaro é intimado no hospital e vira réu por tentativa de golpe de Estado
+ Bolsonaro se torna réu por tentativa de golpe de Estado com votação unânime na 1ª turma do STF
+ PGR denuncia Bolsonaro e mais 33 por tentativa de golpe de Estado