PT processa Cabo Gilberto e pede R$ 30 mil por ataques a Lula durante sessão da CPMI do INSS

Por Fonte83 - 15/10/2025

Deputado Federal Cabo Gilberto (PL).

O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com ação judicial por danos morais contra o deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL-PB) e outros quatro parlamentares da oposição, por declarações consideradas ofensivas ao partido e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sessões da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.

A ação, protocolada na Justiça do Distrito Federal e assinada pelo presidente nacional do PT, Edinho Silva, pede que cada parlamentar pague R$ 30 mil de indenização por danos morais.

Além de Cabo Gilberto, também são alvos do processo os deputados Luciano Zucco (PL-RS) e Marcel Van Hattem (Novo-RS), e os senadores Izalci Lucas (PL-DF) e Jorge Seif (PL-SC).

De acordo com o PT, as falas dos parlamentares ultrapassaram os limites da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar, configurando ofensas e acusações infundadas.

Em uma das manifestações que embasam a ação, Cabo Gilberto afirmou que “este governo, de um ex-presidiário, tentou de tudo para que não acontecesse a CPI para investigar os roubos do INSS”.

Para o PT, declarações como essa têm caráter difamatório e político-partidário, com o objetivo de macular a imagem do partido e de Lula.

“As falas destoam da atuação parlamentar, cujo único objetivo é macular a imagem e a honra dos requerentes, dando azo à reparação indenizatória pleiteada neste feito”, afirma a legenda na petição.

O partido também contesta o argumento de imunidade parlamentar, alegando que os deputados e senadores extrapolaram a função legislativa ao propagar informações falsas e ofensivas.

“Ao propagar fato sabidamente inverídico perante a CPMI, com ampla capacidade de divulgação, ainda que o requerido se valha da sua condição de parlamentar, resta configurado o ato ilícito e, consequentemente, o dano moral indenizável”, sustenta o PT.

Outros citados

Nas ações, o PT também destaca falas do deputado Marcel Van Hattem, que associou Lula a “ladrões do governo”, e do senador Izalci Lucas, que disse “nunca ter visto tanta roubalheira como aconteceu com o Partido dos Trabalhadores”.

Já o líder da oposição, Luciano Zucco, é citado por ter afirmado que o governo “tentou barrar” a CPI que investiga desvios no INSS.

As ações do PT ocorrem em meio às discussões da CPMI que investiga fraudes em benefícios previdenciários e supostos desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O partido argumenta que a comissão foi usada por parte da oposição para atacar politicamente o governo e reavivar acusações já superadas judicialmente contra Lula.

 

[ÁUDIO] Hugo Motta cobra punição a responsáveis por fraudes no INSS: “Quem prejudicou aposentados deve responder perante a lei”

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo e pede prisão preventiva de advogado investigado por fraudes 

➕CPMI do INSS manda prender em flagrante suposto operador do “Careca” por falso testemunho

➕Polícia Federal prende “Careca do INSS” e empresário em operação contra desvios de aposentados

➕CPMI do INSS pede ao STF prisão preventiva de 21 suspeitos por descontos ilegais em aposentadorias

 Convocado pela CPMI do INSS, paraibano Leonardo Gadelha nega fraudes durante sua gestão no órgão

Leonardo Gadelha avalia convocação da CPMI do INSS como “medida acertada”; e diz que pode contribuir com o processo

CPMI do INSS aprova convocação de dez ex-presidentes do instituto, incluindo o paraibano Leonardo Gadelha

Ex-presidente do INSS e suplente de deputado federal, paraibano Leonardo Gadelha está na lista de ex-presidentes que poderão ser convocados

➕Romero Rodrigues promete isenção na CPMI do INSS e cobra ressarcimento a vítimas de descontos indevidos

➕Quase 50 mil paraibanos já foram ressarcidos por descontos indevidos do INSS

➕ INSS inicia devolução de descontos indevidos a aposentados e pensionistas a partir desta quarta-feira

➕ Adesão ao acordo de ressarcimento do INSS na Paraíba ainda é baixa: apenas 31% dos beneficiários assinaram

➕ INSS inicia adesão para devolução de valores a vítimas de fraudes; Lula destaca que aposentadoria “é um direito sagrado”

➕ Governo começa a devolver dinheiro de descontos ilegais a aposentados do INSS no dia 24 de julho

➕ Escândalo do INSS chega ao STF: Toffoli requisita inquéritos após citação a Onyx Lorenzoni e Fausto Pinato

➕ Comissão da Câmara dos Deputados pede que PGR investigue Lula por suposta interferência em apurações sobre fraudes no INSS

➕ Caixa estuda atendimento a aposentados afetados por fraudes em descontos do INSS, diz Alckmin

➕ AGU pede bloqueio de bens de empresas e pessoas ligadas a fraudes contra aposentados do INSS

➕ INSS bloqueia automaticamente empréstimos consignados para aposentados e pensionistas após denúncia de fraude bilionária

Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷Siga o Fonte83 no Instagram