O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, participa nesta segunda-feira (26), em Brasília, de uma reunião convocada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nunes Marques.
O encontro reúne presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país e marca uma das primeiras agendas institucionais conduzidas por Nunes Marques desde que assumiu o comando do TSE, há cerca de duas semanas.
A proposta da reunião é discutir demandas específicas de cada estado e iniciar o alinhamento nacional para a organização do processo eleitoral que será conduzido no segundo semestre.
Entre os principais temas da pauta estão questões ligadas à segurança pública durante as eleições, especialmente diante da preocupação crescente com a influência do crime organizado em disputas locais, além de assuntos operacionais relacionados à manutenção e funcionamento das urnas eletrônicas.
Na Paraíba, o tema da segurança eleitoral já mobiliza a Justiça Eleitoral e forças de segurança. Juízes eleitorais dos municípios de Itabaiana, Piancó e Bayeux solicitaram o envio de tropas federais para reforçar a segurança durante o período eleitoral, alegando aumento da tensão política e confrontos envolvendo facções criminosas.
O pedido de tropas federais é adotado em situações consideradas excepcionais pela Justiça Eleitoral, principalmente quando há avaliação de risco ao funcionamento regular do processo eleitoral, à integridade de candidatos, eleitores ou servidores da Justiça.
Na última sexta-feira (22), representantes do Exército Brasileiro participaram de uma reunião institucional no TRE-PB para discutir eventual apoio das tropas federais nas cidades consideradas sensíveis durante o período eleitoral.
O encontro contou com a presença do vice-presidente e corregedor do TRE-PB, desembargador João Benedito da Silva, além da juíza auxiliar da Corregedoria, Michelini Jatobá, e do juiz eleitoral de Itabaiana, Gustavo Camacho.
Também participaram representantes das forças de segurança, entre eles o comandante do 1º Grupamento de Engenharia, Helton Andrade, acompanhado do capitão José Xavier, além do coronel Álvaro Cavalcante, representante da Polícia Militar da Paraíba.
O diálogo institucional entre a Justiça Eleitoral e o Exército deverá avançar no próximo dia 3 de junho, quando o comandante militar do Nordeste, Carlos Machado, estará na Paraíba para tratar do tema com representantes do TRE-PB e órgãos de segurança.
Presidente do TRE-PB reforça monitoramento de IA, fake news e segurança para eleições




