Damião Feliciano, deputado federal (União Brasil).

O deputado federal Damião Feliciano (União BrasilPB) afirmou nesta segunda-feira (16) que pode assumir o comando do partido na Paraíba após a saída do senador Efraim Filho da legenda. A declaração foi dada à imprensa durante evento no Centro de Convenções de Campina Grande, onde foram apresentados os resultados do programa Incluir Paraíba, voltado ao fortalecimento da agricultura familiar.

Segundo o parlamentar, a definição sobre a nova configuração partidária deve ocorrer nas próximas semanas. “Eu estou aguardando que isso aconteça. Já há um chamamento em curso, e vamos avaliar o que fazer em relação à questão da federação. Novidades estão surgindo. No momento, temos três candidaturas postas que vamos acompanhar. Já defini minha posição, que é a favor de Lucas, João Azevedo e Nabor Wanderley, mas vamos ver o que acontece. A partir do dia 4, é que a situação realmente começará a se definir, ainda mais considerando que há alguém assumindo a ‘camisa 10’”, disse.

O cenário político acontece após a decisão de Efraim Filho de deixar o União Brasil. O senador deverá se filiar ao  Partido Liberal (PL) no próximo 22 de março, em evento que contará com a presença do senador Flávio Bolsonaro (PLRJ).

Com a saída, Efraim perde o controle da legenda no estado. O comando político da sigla passa a orbitar em torno do grupo ligado ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro, uma das principais lideranças do Progressistas (PP) na Paraíba.

Disputa na federação

A reorganização também ocorre em meio à criação da federação entre União Brasil e Progressistas, que deve redefinir o equilíbrio de forças no estado. Na Paraíba, o comando da federação é disputado entre o grupo de Efraim Filho e o do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), ambos pré-candidatos ao Governo do Estado.

Enquanto Efraim defende alinhamento ao campo de centro-direita e ao projeto político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o grupo de Lucas aposta no peso institucional que o vice-governador poderá ter após assumir o governo no dia 2 de abril, com a saída do governador João Azevêdo (PSB) para concorrer ao Senado Federal.

Pelas regras da federação partidária, registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em agosto de 2025, a escolha do candidato ao governo dependerá da direção nacional das siglas, em Brasília.

A disputa interna tende a influenciar diretamente a sucessão estadual e amplia as movimentações políticas na Paraíba de olho nas eleições de outubro deste ano.

Meu nome é tchau: saída de Efraim para o PL abre risco de debandada e esvaziamento do União Brasil na Paraíba

George Morais aponta indefinição na União-Progressista, defende palanque para Efraim Filho e admite que pode assumir o PL na Paraíba com aval da nacional

Efraim ironiza prazos de Aguinaldo e Damião sobre a federação União Brasil–PP e dispara: “Já dá para pedir música no Fantástico”

George Morais rebate Damião Feliciano e ironiza prazos do grupo Ribeiro: “Se errarem mais uma vez, já podem pedir música no Fantástico”

Efraim rebate Damião Feliciano e expõe guerra interna pela federação União-PP: “Comando não se proclama, comando se constrói”

Damião Feliciano diz que Aguinaldo Ribeiro deve comandar federação União Brasil–PP na Paraíba

Damião Feliciano fica no União Brasil, ignora candidatura de Efraim e declara voto em Lucas Ribeiro

Lucas Ribeiro diz que recebeu sinalização para assumir comando da Federação União Progressista na Paraíba

Lucas Ribeiro defende permanência na federação União-PP e aguarda definição até a janela partidária: “Estamos serenos e confiantes”

Daniella Ribeiro diz que federação PP–União Brasil está próxima de definição, fala sobre vice de Lucas e defende decisões “no tempo certo”

Apesar do convite do PL nacional, Efraim Filho contesta comando da federação União-Progressista: “Na Paraíba, o único que pode assumir sou eu”

Lucas Ribeiro confia em Aguinaldo para comandar federação União-Progressista na Paraíba: “Temos avançado com tranquilidade”

De olho na sucessão de João Azevêdo em 2026, Adriano Galdino aconselha Lucas Ribeiro: “Seja leal e correto”

[VÍDEO] Fábio Lopes banca Efraim e ignora federação nas mãos de Aguinaldo: “O problema vai ser para eles”

Efraim Filho evita cravar filiação ao PL e espera desfecho da federação para decidir futuro político para 2026

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷Siga o Fonte83 no Instagram

Compartilhe esse conteúdo: