Senador Efraim Filho (União Brasil) - Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Efraim Filho (União BrasilPB) comentou nesta quarta-feira (11) sua decisão de assinar o pedido de criação de uma CPI para investigar o caso do Banco Master, tema que tem gerado repercussão no cenário político nacional.

A declaração foi dada durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, quando o parlamentar afirmou que a iniciativa responde à cobrança da população por esclarecimentos sobre o caso. “Eu acredito que o povo paraibano tem cobrado isso de mim nas ruas, como também deve estar cobrando dos outros senadores. Eu tive a coragem de assinar. Acho que muita gente está espantada com o que está acontecendo, com as informações envolvendo o Supremo Tribunal Federal, seja em relação a amizades, contratos, mensagens e vídeos”, afirmou.

Segundo o senador, o debate atual não gira apenas em torno das denúncias, mas sobre a necessidade de uma investigação formal por parte do Congresso Nacional. “O que está em discussão agora é se haverá ou não investigação, porque as provas estão expostas. Foi por esse motivo que assinei o pedido de CPI, para que ela possa cumprir o seu papel, caso o Supremo não esteja interessado em fazê-lo”, argumentou.

O requerimento para a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) foi apresentado ao presidente do Congresso Nacional em fevereiro e ainda aguarda deliberação. O pedido reúne 42 assinaturas de senadores e 236 de deputados federais, número superior ao mínimo exigido para a instalação da comissão.

A proposta é investigar possíveis irregularidades envolvendo o Banco Master e eventuais repercussões políticas relacionadas ao caso.

Possíveis desdobramentos

Nos bastidores do Congresso, a expectativa é de que as investigações também abordem a relação do banco com integrantes do Judiciário. Entre os pontos que devem entrar no radar dos parlamentares estão contratos de honorários advocatícios que somariam mais de R$ 130 milhões entre a instituição financeira e o escritório da advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Alexandre de Moraes.

Outro ponto citado nos debates políticos envolve o possível conflito de interesses do ministro Dias Toffoli, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF).

A discussão sobre o tema deve ganhar força com o retorno das atividades legislativas após o recesso, quando parlamentares pretendem ampliar o foco das investigações sobre o caso e seus impactos políticos e institucionais.

“Descalabros precisam ser investigados”: Veneziano confirma apoio à CPI do Banco Master no Senado

Governo diz não ter registros de reunião entre Lula e o banqueiro Daniel Vorcaro no Planalto

Imprensa nacional diz que Vorcaro articulou reunião entre Hugo Motta, Ciro Nogueira e Alexandre de Moraes

Após prisão de Vorcaro, George Morais pede apuração rigorosa em caso Banco Master e cita atuação de Efraim Filho na CPI

Daniel Vorcaro é preso pela PF em nova fase da operação sobre Banco Master

Deputado Nikolas e pastor usaram jatinho ligado ao dono do Banco Master em agenda política que passou por João Pessoa

Mendonça se reúne com a Polícia Federal para discutir avanço das investigações do caso Banco Master

PF solicita afastamento de Dias Toffoli da relatoria sobre supostas fraudes no Banco Master

Segura o coração: o caso do Banco Master está vindo à Paraíba com mais força do que boleto no fim do mês

Wilson Santiago critica CPMI do Banco Master e descarta assinar requerimento: “Não vai apurar nada novo”

Renan Calheiros aponta Hugo Motta como um dos responsáveis por pressão no TCU no caso Banco Master

Hugo Motta deve segurar CPI do Banco Master em ‘fila’

Presidentes do TCU e do Banco Central se reúnem para tentar encerrar impasse sobre liquidação do Banco Master nesta segunda

“Já pagamos essa conta ao Alcolumbre”: Cabo Gilberto e oposição rejeitam enterrar CPMI do Master e pressionam por sessão imediata

Hugo Motta defende atuação de Toffoli e critica CPI por convocações sobre caso Master: “Querem fazer palanque”

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram

Compartilhe esse conteúdo: