Cabo Gilberto classifica condenação de Eduardo Bolsonaro como “ilegal e imoral” e anuncia novo pedido de impeachment de Moraes
17 de junho de 2026 | Por Redação Fonte 83
O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) saiu em defesa de Eduardo Bolsonaro após a condenação do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi tomada por unanimidade, com quatro votos a zero, e fixou pena de quatro anos de prisão pelo crime de coação no curso do processo.
Segundo a acusação, Eduardo Bolsonaro atuou junto a autoridades dos Estados Unidos para pressionar instituições brasileiras e tentar influenciar o andamento do processo que investiga a suposta trama golpista envolvendo Jair Bolsonaro. O julgamento foi conduzido pela Primeira Turma da Corte, e o resultado foi anunciado pelo ministro Flávio Dino.
Em nota divulgada após a condenação, Eduardo Bolsonaro afirmou que a decisão não possui fundamento jurídico e alegou que o verdadeiro objetivo seria afastá-lo da disputa eleitoral deste ano.
A decisão repercutiu entre lideranças da direita paraibana. Cabo Gilberto criticou duramente o julgamento e afirmou que o STF tem comprometido a credibilidade do Judiciário brasileiro. “É mais uma vergonha para a Justiça brasileira. A Suprema Corte tira toda a credibilidade do Poder Judiciário com uma decisão ilegal e imoral”, declarou o parlamentar.
Durante a manifestação, o deputado também anunciou a apresentação de um novo pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes. Segundo Cabo Gilberto, a iniciativa tem relação com a recente decisão da Justiça italiana envolvendo a deputada federal licenciada Carla Zambelli. “Hoje estamos apresentando mais um processo de impeachment contra o ministro Moraes com relação à decisão da Justiça da Itália, a Suprema Corte da Itália, quando absolveu a deputada Carla Zambelli”, afirmou.
A condenação de Eduardo Bolsonaro amplia a tensão entre integrantes da oposição e ministros do Supremo Tribunal Federal, tema que deve continuar repercutindo nos próximos dias tanto em Brasília quanto nos estados.