O secretário de Estado da Saúde (SES), Dr. Ari Reis, destacou os investimentos realizados pelo Governo da Paraíba na rede hospitalar de Patos e anunciou a transferência de um tomógrafo para o Hospital Infantil após a chegada de um novo equipamento ao Hospital Regional. A medida, segundo o secretário, deve ampliar a estrutura de atendimento da unidade pediátrica.
Ari Reis atribuiu parte das melhorias no Hospital Infantil aos pleitos da deputada estadual Francisca Motta, que, segundo ele, acompanhou as demandas da unidade junto aos governos estadual. “Foi graças a esses pleitos dela e esse esforço dela que a gente conseguiu reformar a unidade, entregamos urgência e emergência, uma área verde, com muito mais conforto”, afirmou.
O secretário também destacou a estrutura atualmente disponível no Infantil, citando escalas fechadas de pediatria e UTI, além de ambulância e novas enfermarias. Ari Reis afirmou ainda que a unidade passou a enfrentar o período de maior circulação das síndromes respiratórias com uma estrutura diferente da registrada em anos anteriores. “Hoje tem escala de pediatra fechada, escala da UTI fechada. Só não tá produzindo mais cirurgia eletiva porque a gente tá reformando o bloco”, declarou.
Sobre o novo equipamento, Ari explicou que o tomógrafo atualmente utilizado no Hospital Regional de Patos será destinado ao Infantil assim que o novo aparelho chegar ao Regional. “Nós vamos pegar o do Regional de Patos que tá em bom funcionamento, tá em bom estado, e colocá-lo no Infantil. E aí o Infantil vai ter ainda mais dignidade”, afirmou o secretário.
Ari Reis também detalhou a situação da Maternidade de Patos, que passa por uma nova etapa de obras após a conclusão da fase de expansão. Segundo ele, ainda são necessários ajustes na copa e em áreas de hotelaria para o avanço da reforma interna. “Nós prevemos aí no máximo 180 dias estar entregando aquela obra”, afirmou. O investimento faz parte do Projeto Amar, desenvolvido com financiamento do BID junto à Secretaria de Estado da Saúde.
O secretário acrescentou que a unidade já conta com um novo centro obstétrico em funcionamento e afirmou que as escalas de anestesista, obstetra, pediatra e neonatologista estão fechadas desde outubro de 2024. Segundo Ari, a etapa atual prevê a requalificação da maternidade para ampliar o conforto e a estrutura de atendimento às gestantes de Patos e região.




