O Supremo Tribunal Federal (STF) dá início nesta segunda-feira (19), às 15h, à fase de depoimentos no processo contra os oito réus do chamado “núcleo 1” da tentativa de golpe de Estado — entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro. A etapa vai até 2 de junho e contará com oitiva de 82 testemunhas arroladas pela acusação e pelas defesas.
Os depoimentos ocorrerão por videoconferência, de forma simultânea, para evitar combinação de versões. A condução ficará a cargo de um juiz auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. A imprensa e advogados estão proibidos de gravar as audiências.
Entre os nomes previstos para esta primeira semana estão o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; o ex-comandante do Exército, general Freire Gomes — que teria ameaçado prender Bolsonaro após proposta de adesão ao golpe; e o tenente-brigadeiro Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica.
Nos dias seguintes, também devem depor o ex-ministro Paulo Guedes, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o senador Hamilton Mourão, e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
Os réus, incluindo ex-ministros militares e civis, foram denunciados por crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e deterioração de patrimônio tombado. Se condenados, podem pegar penas superiores a 30 anos de prisão.
A data dos interrogatórios dos acusados ainda será definida, e o julgamento deve ocorrer ainda este ano.
Leia Mais: STF condena empresário paraibano por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro
+ Após live na UTI, Bolsonaro é intimado no hospital e vira réu por tentativa de golpe de Estado
+ Bolsonaro se torna réu por tentativa de golpe de Estado com votação unânime na 1ª turma do STF
+ PGR denuncia Bolsonaro e mais 33 por tentativa de golpe de Estado