Jornalistas Edney Oliveira e Klauber Beserra, debatem no programa Senso Crítico - Foto: Reprodução.

Durante o programa Senso Crítico da FGTV e MRTV, nesta quinta-feira (24), apresentado pelo jornalista Klauber Beserra, foi repercutido o movimento político nos bastidores do Partido dos Trbalhadores (PT) da Paraíba em torno da disputa pelo Senado Federal. O apresentador do Ô Paraíba Boa, da Rádio 100.5 FM, Edney Oliveira, comentou informações atribuídas ao jornalista Rudney Araújo sobre uma possível orientação de lideranças ligadas ao partido para ampliar o apoio ao ex-prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), em meio à aproximação entre o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Edney Oliveira afirmou que o cenário teria provocado novas articulações dentro da legenda. “Trouxemos hoje no programa Ô Paraíba Boa as articulações no PT da Paraíba, reflexo dessa aproximação de Hugo e Lula. O PT da Paraíba, 100% voltado, não mais à campanha de Veneziano, abre-se um guarda-chuva”, declarou. Segundo ele, movimentos sociais ligados ao PT teriam recebido orientação para concentrar esforços na candidatura de Nabor, informação que, ressaltou, foi apresentada por Rudney Araújo como movimentação de bastidor.

Klauber Beserra questionou a informação diante do apoio público já manifestado por Lula a Veneziano e João Azevêdo. “Durante os oito anos do mandato de Veneziano, ele foi vice-presidente do Senado, é líder do governo no Senado e candidato à reeleição. Lula gravou vídeo reiterando o apoio à reeleição. E aí Rudney nos traz a notícia de que a presidente estadual orientou entidades ligadas ao movimento do PT a focar na campanha de Nabor. É isso mesmo que eu entendi?”, perguntou. Edney respondeu: “É exatamente isso que você entendeu”.

Na avaliação apresentada por Edney, a eventual mudança de foco criaria uma contradição entre as manifestações públicas e os movimentos de bastidores. “O presidente Lula, pessoalmente, dirigiu-se aos paraibanos falando de dois candidatos: João Azevêdo e Veneziano Vital do Rêgo. Edinho Silva, presidente nacional do PT, também falou publicamente sobre essa orientação”, afirmou. A presidente estadual da legenda, Cida Ramos, já havia declarado anteriormente que João, Veneziano e Nabor poderiam estar no mesmo palanque dentro de uma estratégia de “frente ampla”.

O debate também abordou os reflexos da movimentação para a estrutura eleitoral do PT na Paraíba. Edney citou a disputa proporcional e questionou o espaço que o partido poderá ocupar diante das articulações de outras legendas. “O PT está ficando nanico, está se apequenando na Paraíba”, afirmou. A discussão ocorre em uma reta final marcada pela intensificação das alianças da chapa governista, formada por Lucas Ribeiro (PP), Dra. Lígia Feliciano (União Brasil), João Azevêdo (PSB) e Nabor Wanderley (Republicanos), que tem ampliado agendas conjuntas e recebido novas adesões municipais.

Assista abaixo ao programa Senso Crítico da FGTV e MRTV:

A 10 dias do primeiro turno, presidente nacional do PT reafirma apoio de Lula a João e Veneziano e mantém partido com Lucas na Paraíba

Compartilhe esse conteúdo: