O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou ao Município de Patos que promova, no prazo de 15 dias, a remoção de pichações e inscrições atribuídas a organizações criminosas identificadas em diferentes pontos da cidade. A medida consta na Recomendação nº 9/4º PJ – Patos/2026, assinada pelo promotor de Justiça Caio Terceiro Neto, no âmbito de um inquérito civil que apura possíveis danos ao patrimônio público e a atuação de grupos criminosos no município. O documento também foi encaminhado ao 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), com recomendação para reforçar o policiamento nas áreas consideradas críticas.

A recomendação tem como base o Relatório de Investigação Policial nº 75/2026, elaborado pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Patos (DRF), que identificou inscrições na Comunidade São Judas Tadeu, Bairro Maternidade, Alto da Tubiba e Bairro Jatobá. Segundo o MPPB, as mensagens foram encontradas em muros, postes, equipamentos públicos, praça, outdoor e até nas proximidades de uma escola estadual. Entre as inscrições citadas estão ordens como “PROIBIDO CAPACETE COM VIZEIRA”, “ABAIXE O VIDRO E O FAROL”, “PASSA NADA” e “PROIBIDO ROUBAR MOTADO”, além de siglas e referências que, conforme análise apresentada no procedimento, poderiam estar relacionadas a grupos criminosos. O Ministério Público ressalta que essa identificação é indiciária e ainda depende de apuração pelas autoridades competentes.

Na avaliação do promotor, a distribuição das inscrições em diferentes regiões pode indicar uma disputa simbólica pelo controle territorial entre organizações criminosas. O MPPB considera que a permanência das marcas em espaços públicos pode ultrapassar o dano material e contribuir para a intimidação de moradores e para a sensação de domínio de determinados territórios por grupos criminosos. Por isso, além da remoção, a Prefeitura foi orientada a fotografar e georreferenciar as inscrições antes de apagá-las, preservando informações que possam auxiliar futuras investigações, além de criar uma rotina permanente de fiscalização e retirada de novas pichações.

Ao 3º BPM, o Ministério Público recomendou a intensificação do policiamento ostensivo e preventivo nas quatro áreas apontadas no relatório, com atenção especial ao entorno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gomes Alves, no Jatobá. O comandante do batalhão, tenente-coronel Deuslânio Menezes, afirmou que a Polícia Militar cumprirá as orientações e defendeu a atuação conjunta com o Município. “Por parte da Polícia Militar, agradecemos essa parceria do Ministério Público e serão cumpridas as orientações e determinações por nossa parte. E vamos intensificar para capturar e aplicar os rigores da lei em quem infringe e comete crimes aqui na nossa cidade”, declarou. A Prefeitura deverá informar ao MPPB, em até 10 dias úteis, se acatará as recomendações e, em caso positivo, comprovar a remoção das inscrições dentro do prazo estabelecido.

Com informações de Patos Online.

Lula diz a Trump que Brasil tem meios próprios para combater facções e defende cooperação com os EUA

Compartilhe esse conteúdo: