A recente mudança na liderança do Partido Social Democrático (PSD) na Paraíba tem provocado um movimento de insatisfação entre prefeitos e lideranças políticas ligadas à ex-presidente da legenda no Estado, a senadora Daniella Ribeiro, que anunciou oficialmente sua filiação ao Progressistas (PP). O novo comandante da sigla será o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima, que assumirá o cargo em evento marcado para o dia 28 de abril, em João Pessoa, com a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
A substituição, no entanto, gerou reações negativas entre antigos aliados de Daniella. Os prefeitos Marcos Freitas (Boqueirão) e Onildo Lindberg (São Domingos), ambos do Cariri paraibano, já anunciaram que deixarão o partido na próxima janela partidária. O motivo seria a insatisfação com os novos rumos da legenda.
“Não concordo com os rumos que o partido tomou. Com todo respeito ao novo presidente, mas minha trajetória política no PSD foi construída com outra direção. Agora é hora de seguir um novo caminho”, declarou Marcos Freitas à imprensa.
A debandada pode crescer. Embora o partido tenha conseguido eleger 11 prefeitos nas últimas eleições municipais, a tendência é de que outros nomes também deixem a sigla. Em paralelo, há expectativa de que novas lideranças se filiem ao PSD sob a gestão de Pedro Cunha Lima, reforçando o novo alinhamento político do partido no estado.
A mudança de comando no PSD se deu após a saída de Daniella Ribeiro, que oficializará seu retorno ao Progressistas (PP) no próximo dia 23 de abril, em evento nacional da legenda em Brasília. A senadora justificou a desfiliação por divergências internas, especialmente com a ascensão do grupo político dos Cunha Lima dentro do partido.
A chegada de Pedro Cunha Lima e do ex-senador Cássio Cunha Lima ao PSD selou o afastamento de Daniella, que liderava a legenda na Paraíba desde 2022. Agora, com a sigla sob nova direção, o cenário político para as eleições de 2026 começa a ganhar novos contornos e reposicionamentos.
+ Ao Sistema Correio, Cássio Cunha Lima confirma Pedro na presidência do PSD na Paraíba