TCE-PB ameaça mais de 80 prefeitos sobre risco de bloqueio de contas por atraso na entrega da LDO 2026

Por Fonte83 - 14/10/2025

Sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) – Foto: Reprodução/Internet

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fábio Nogueira, enviou nesta segunda-feira (13) um ofício de alerta a 89 prefeitos paraibanos que ainda não encaminharam a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao exercício de 2026. A advertência chama atenção para o prazo final do dia 31 de outubro e os riscos legais em caso de descumprimento.

No documento, Fábio Nogueira lembra que o envio da LDO é condição obrigatória para o recebimento do balancete de setembro pelas prefeituras — exigência prevista na Resolução Normativa TC nº 14/2024. Caso a LDO não seja protocolada dentro do prazo, o sistema do TCE bloqueará automaticamente o envio do balancete, podendo resultar em sanções administrativas, incluindo o bloqueio de contas bancárias dos municípios inadimplentes.

“Importa salientar que o recebimento do Balancete referente à competência de setembro depende, como condição prévia e indispensável, da remessa da citada Lei de Diretrizes”, destacou o presidente do TCE no ofício circular.

O tribunal reforça que os documentos devem ser enviados via Sistema Tramita, que garante a rastreabilidade, integridade das informações e cumprimento das normas de transparência fiscal.

A LDO é peça-chave na estrutura orçamentária municipal, pois define metas e prioridades que orientarão a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), alinhada às diretrizes estratégicas de governo — como qualidade de vida, desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

Sem a entrega no prazo, os prefeitos poderão enfrentar travas no sistema de prestação de contas e comprometer a regularidade da gestão fiscal, especialmente em um momento de atenção redobrada às normas da responsabilidade fiscal e à transparência com recursos públicos.

➕Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷Siga o Fonte83 no Instagram