O primeiro suplente do Solidariedade em João Pessoa, Dema Macedo, puxou o movimento de dissidência dentro do partido e anunciou publicamente o rompimento com o deputado estadual Eduardo Carneiro e o presidente estadual da sigla, vereador Fábio Carneiro. Durante entrevista ao programa Correio Debate, da rádio Correio 98 FM, nesta quarta-feira (15), Dema afirmou que a decisão foi tomada por falta de diálogo e abandono da direção partidária.
“Desde a pré-campanha para vereador, o partido não chamou mais os suplentes para nenhuma reunião. Não houve mais contato. A insatisfação é generalizada — cerca de 95% dos suplentes estiveram reunidos e reafirmaram apoio à gestão do prefeito Cícero e à sua pré-candidatura ao governo”, declarou.
Dema, que atualmente chefia a Divisão de Parques e Praças da Prefeitura de João Pessoa, foi direto ao apontar o distanciamento do comando partidário em relação à base. Segundo ele, a condução de Eduardo Carneiro não dialoga com as lideranças que atuam nas comunidades.
A fala de Dema ocorre um dia após a executiva municipal do Solidariedade anunciar, por unanimidade, a migração da sigla para o bloco de oposição ao prefeito Cícero Lucena (sem partido). A decisão foi motivada pelas exonerações de indicados do partido na gestão municipal — a mais simbólica delas, a de Rinaldo Maranhão, então secretário de Serviços Urbanos e Zeladoria (Sezurb) e aliado de Eduardo.
Nos bastidores, o rompimento dos suplentes é visto como um baque político para o vereador, que tenta emplacar o Solidariedade como protagonista da oposição na capital. A dissidência, porém, enfraquece esse projeto e reacende a disputa interna pela direção da legenda no estado.
A debandada do grupo, agora alinhado com Cícero, pode ter consequências maiores: há movimentações para buscar uma nova sigla ou mesmo articular uma nova composição da executiva estadual, caso o racha se amplie. Enquanto isso, o prefeito Cícero Lucena, que ainda não definiu nova filiação partidária, ganha fôlego com o apoio de lideranças populares do Solidariedade, fortalecendo seu palanque rumo às eleições de 2026.
➕Racha no Solidariedade: suplentes abandonam Eduardo Carneiro e declaram apoio a Cícero Lucena
➕Cícero Lucena reage a rompimento com Solidariedade e exonerações: “Não vou dar palanque político”
➕Rougger Guerra fala em “nova fase” e confirma: gestão de Cícero Lucena terá novas exonerações
➕Cícero revela detalhes de reunião com presidente do MDB e filiação pode acontecer ainda neste mês
➕De olho em 2026, Cícero Lucena parabeniza Campina Grande e destaca importância histórica da cidade
➕Cícero Lucena e Veneziano Vital do Rêgo se reúnem com Baleia Rossi nesta terça-feira, em Brasília
➕As razões do favoritismo de Cícero Lucena – Por Flávio Lúcio
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado