Os partidos Solidariedade e PRD oficializaram nesta quarta-feira (25) a criação de uma federação partidária que passa a atuar de forma unificada em todo o país, com uma bancada conjunta de dez deputados federais – cinco de cada legenda. Com a formalização do bloco, abre-se agora a disputa pelo comando da federação em cada estado, incluindo a Paraíba.
No cenário paraibano, o Solidariedade larga na frente. O partido conta com dois deputados estaduais: Eduardo Carneiro, que é também a principal liderança da sigla no estado, e Dr. Eduardo Brito. Já o PRD não possui assento na Assembleia Legislativa e é presidido por Inácio Bento de Morais Júnior, tio do senador Efraim Filho (União Brasil).
Caso a definição do comando leve em conta a força parlamentar local, o nome de Eduardo Carneiro surge como favorito para assumir a liderança da federação na Paraíba. Além de deputado estadual em segundo mandato, Eduardo tem ganhado protagonismo político, sendo figura central na oposição ao governo estadual e articulador de alianças no interior.
O Solidariedade na Paraíba é presidido pelo vereador de João Pessoa Fábio Carneiro, irmão de Eduardo. A dobradinha familiar tem fortalecido a estrutura partidária tanto na capital quanto em municípios do interior.
A federação partidária obriga os dois partidos a atuarem em bloco por pelo menos quatro anos, funcionando como uma só agremiação para efeitos legais, eleitorais e de funcionamento parlamentar.
Leia também: