A irmã do vereador de Jacaraú, Peron Filho, Mayara Potyra, usou as redes sociais neste sábado (20) para fazer um apelo público por justiça e por maior transparência na condução das investigações sobre o assassinato do parlamentar. Em um pronunciamento firme e emocionado, ela destacou a dor da família e da população diante da soltura de suspeitos antes da conclusão do inquérito policial.
Na fala, Mayara ressaltou que duas pessoas chegaram a ser presas e permaneceram detidas por semanas, o que, segundo ela, não ocorre sem a existência de indícios e elementos concretos. “A prisão não acontece sem motivo. Ela acontece quando existem indícios, fatos sendo apurados. Durante esse período, a investigação avançou”, afirmou.
Ela também fez questão de destacar o trabalho da Polícia Civil, reforçando que não houve falha, omissão ou falta de investigação. Segundo Mayara, o delegado responsável reuniu provas e formalizou nos autos o pedido pela continuidade das prisões.
Ainda assim, conforme relatou, de acordo com a família do vereador, dois suspeitos de participar do assassinato foram soltos, e apenas o ex-secretário de Transportes de Jacaraú, Jeferson Carvalho da Silva permanece preso após confessar ser o mandante do crime. A decisão, segundo Mayara, ocorreu antes do encerramento das investigações, o que gerou dúvidas e inquietação.
“Ninguém pede condenação antecipada. Ninguém pede vingança. O que a família e a população pedem é coerência, imparcialidade e respeito à dor de uma família e de uma cidade inteira”, disse.
Mayara também chamou atenção para o impacto social das decisões judiciais quando não são acompanhadas de explicações claras. “Quando há provas reunidas, quando a autoridade policial pede a manutenção da prisão e esse entendimento não é acompanhado, o que fica para a população não é justiça, é dúvida”, declarou, defendendo que a justiça seja técnica, mas também transparente e igual para todos.
Ela reforçou ainda que as investigações não foram encerradas e que os questionamentos da população são legítimos. “A população não pede espetáculo nem ódio. Ela pede respostas. Quando o silêncio vem antes da explicação, a dor aumenta e uma cidade inteira fica sem entender”, afirmou. Ao final, agradeceu as mensagens de apoio e destacou que o prefeito do município segue sendo investigado no caso.
Entenda o caso
Na última sexta-feira (19), o Ministério Público da Paraíba denunciou o ex-secretário de Transportes de Jacaraú, Jeferson Carvalho da Silva, apontado como mandante do assassinato do vereador Peron Filho. O crime ocorreu em 15 de setembro de 2025.
O corpo do parlamentar foi encontrado às margens da rodovia PB-071, na entrada da cidade de Pedro Régis. Ele foi atingido por três disparos nas costas enquanto retornava de uma partida de futebol.
Durante as investigações, Jeferson Carvalho confessou ter encomendado o crime, segundo o Ministério Público. A motivação estaria relacionada ao descontentamento com a atuação fiscalizadora do vereador em assuntos ligados à pasta de Transportes. Apesar da confissão, o denunciado não revelou a identidade dos dois executores contratados para cometer o homicídio.
Ver essa foto no Instagram
Ex-secretário de Transportes confessa participação na execução de vereador de Jacaraú
Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado




