Durante a inauguração do novo complexo administrativo do Governo da Paraíba, nesta segunda-feira (9), a secretária de Estado do Meio Ambiente, Rafaela Camaraense, comentou publicamente sobre as articulações internas do Partido Socialista Brasileiro (PSB) com foco nas eleições de 2026.
O evento marcou a entrega do edifício localizado na avenida Epitácio Pessoa, antiga sede do banco Paraiban, que passou por ampla reforma para abrigar as Secretarias de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Fazenda, além da Controladoria Geral do Estado e da Procuradoria Geral do Estado. As obras receberam investimentos estimados em R$ 58 milhões.
Ao ser questionada sobre a formação da nominata do PSB, Rafaela destacou que o partido está em fase de diálogo interno e articulação com a direção nacional. Segundo ela, uma reunião com o governador João Azevêdo (PSB) já está prevista para aprofundar as discussões. “Dialogando bastante entre os pares do próprio partido e também a gente tem reunião marcada com o governador João Azevêdo para que a gente possa conversar com a nacional do partido e realmente enxergar a viabilidade que o partido tem para disputar as eleições de 2026”, afirmou.
A secretária também confirmou que já recebeu convites de outras legendas, mas reforçou que, neste momento, permanece no PSB. “Já sim, já fui convidada. Tenho uma excelente relação com outros partidos, mas a princípio não demonstrei interesse em me retirar do PSB. É o partido que hoje estou, estou alinhada com o governador João Azevêdo”, declarou.
Trajetória política
Natural de Cuité, no Curimataú paraibano, Rafaela Camaraense é formada em Gestão Pública e Direito. Iniciou sua atuação política no movimento estudantil, durante a graduação em Direito, quando integrou o Diretório Acadêmico.
Em 2012, tornou-se a primeira integrante de sua família a disputar um cargo eletivo, sendo eleita vereadora em Cuité, mandato renovado em 2016. Em 2018, concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), obtendo mais de 16 mil votos.
Em agosto de 2020, foi convidada pelo governador João Azevêdo para assumir a Secretaria Executiva da Juventude da Paraíba. Posteriormente, ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa como deputada estadual. Nas eleições de 2022, foi candidata a deputada federal, alcançando 43.477 votos, o equivalente a 1,96% dos votos válidos e atualmente ocupa o cargo de secretária de Estado do Meio Ambiente.
Assista abaixo a entrevista de Rafaela Camaraense à imprensa:
Ver essa foto no Instagram
João Azevêdo ignora rompimento de Hervázio Bezerra e dispara: “Isso é muito pequeno”
Hervázio Bezerra revela mágoa, anuncia rompimento e retira apoio de João Azevêdo ao Senado em 2026
Ronaldo Barbosa cobra coerência de Leo Bezerra e sinaliza diálogo por apoio a João Azevêdo ao Senado
Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado




