Vereador Marcos Henriques (PT), durante entrevista ao programa Ô Paraíba Boa.

O vereador de João Pessoa, Marcos Henriques (PT), confirmou nesta sexta-feira (17) que irá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nas eleições deste ano, após desistir da pré-candidatura à Câmara Federal. A mudança de estratégia ocorre em meio à reconfiguração interna da Federação Brasil da Esperança formada pelos partido PT, PV e PCdoB e à saída de nomes importantes da disputa.

Segundo o parlamentar, o novo cenário político dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) e da federação abriu espaço para sua candidatura no âmbito estadual, especialmente após a saída do deputado Luciano Cartaxo da disputa proporcional. Ao anunciar a decisão, Marcos Henriques destacou a necessidade de manter a representatividade do partido na Assembleia. “Na verdade é o seguinte: com a saída de Cartaxo, ficou uma lacuna no PT. O PT tinha dois deputados e existe uma lógica na militância de permanecer com as duas cadeiras na Câmara. E eu me coloco como alternativa a ocupar essa segunda cadeira, se porventura minha votação for boa”, afirmou, em entrevista ao Portal Fonte83.

O vereador explicou que o redesenho da chapa federal, com a presença de nomes já consolidados, reduziu sua viabilidade eleitoral na disputa por Brasília. Ele detalhou os motivos que o levaram a recuar e buscar um novo caminho político. “A nossa chapa federal tem dois deputados, Luiz Couto e Gervásio, além de Ricardo. Então a probabilidade minha, a viabilidade minha depois da saída de Cartaxo ficou melhor para deputado estadual. Eu me reposicionei justamente quanto a isso”, disse.

Marcos Henriques também fez críticas ao modelo da federação partidária, apontando dificuldades na construção de estratégias políticas internas. Apesar da mudança de rumo, ele deixou aberta a possibilidade de integrar uma chapa majoritária, caso seja convocado pelo grupo político.

A decisão do vereador reflete o impacto direto das articulações partidárias na definição de candidaturas e reforça o cenário de ajustes internos no campo político paraibano com vistas às eleições de 4 de outubro.

Cida Ramos diz que PT tem vários nomes preparados para vice em chapa com Lucas Ribeiro e cita vereador Marcos Henriques

[ÁUDIO] Cotado para vice, Marcos Henriques confirma decisão do PT e defende espaço na chapa de Lucas Ribeiro ao Governo da Paraíba

Após reunião do diretório, PT da Paraíba oficializa apoio à reeleição de Lucas Ribeiro ao Governo do Estado

Ex-presidente do PT, Jackson Macêdo diz que é “fake news” apoio a Nabor e afirma que prioridade de Lula na Paraíba é Veneziano e João Azevêdo

Após boatos de cancelamento, Cida Ramos confirma reunião do PT em João Pessoa e encontro pode definir apoio a Lucas Ribeiro

Após interesse do PT, João Azevêdo minimiza disputa pela Secretaria de Desenvolvimento Humano: “Quem não quer uma secretaria daquela?”

Em meio a articulações do PT, Wilson Filho diz que Republicanos e PSB têm nomes qualificados e que vice de Lucas Ribeiro será definido “no tempo certo”

Cida diz que PT almeja vice na chapa de Lucas e mira secretaria, mas nega imposição de apoio e rixa com Pollyanna: “Não é pessoal, é expertise política”

Cida Ramos e Aguinaldo Ribeiro se reúnem com presidente do PT nacional em Brasília; definição da aliança na Paraíba será definida neste sábado

Cartaxo diz que indefinição do PT motivou saída e não descarta vaga de vice na chapa de Lucas

Ex-governador João Azevêdo elogia escolha de Geraldo Alckmin como vice de Lula e reforça aliança PT-PSB na Paraíba

Marcos Henriques destaca legado de João Azevêdo e sinaliza apoio do PT à base governista: “Gestão muito positiva”

Gervásio Maia prevê até três deputados federais na federação PCdoB, PT e PV, comenta saída de João Azevêdo e projeta força da chapa governista

Lucas Ribeiro defende manutenção da aliança com o PT na Paraíba: “Esperamos manter o partido conosco”

João Azevêdo acredita na permanência do PT na base e apoio a Lucas Ribeiro na disputa pelo Governo da Paraíba

Em aniversário do PT, Cida Ramos diz que Lula pediu paciência para definição de de alianças estaduais

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷Siga o Fonte83 no Instagram

Compartilhe esse conteúdo: