O governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (PSD), deve anunciar nesta quarta-feira (1º) o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, como candidato a vice-presidente em sua chapa para as eleições deste ano.
Com a definição, o PSD deve disputar a Presidência com uma chapa totalmente formada por integrantes da própria legenda. Kassab é considerado um dos principais articuladores políticos do país e, recentemente, integrou o secretariado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A escolha também consolida a estratégia do partido de lançar candidatura própria ao Palácio do Planalto. Nos bastidores, Kassab defendia que Tarcísio fosse o principal nome da direita para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sem o avanço dessa possibilidade, o PSD optou por manter o projeto liderado por Caiado.
Durante a pré-campanha, Caiado tem buscado se apresentar como uma alternativa da direita tradicional ao bolsonarismo. Em discursos e entrevistas, o governador destaca os resultados de sua gestão em Goiás, especialmente nas áreas de segurança pública e economia, além de reforçar sua ligação com o agronegócio.
O pré-candidato também costuma lembrar que disputou a Presidência da República em 1989 e afirma manter oposição ao PT desde então.
Apesar da estratégia, Caiado ainda não conseguiu crescer nas principais pesquisas de intenção de voto. Os levantamentos mais recentes o colocam com índices entre 2% e 3%, cenário que permaneceu praticamente inalterado mesmo após a repercussão das investigações envolvendo o Banco Master e o pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL).
Com a confirmação de Kassab, o PSD inicia oficialmente sua campanha presidencial apostando na experiência administrativa de Caiado e na capacidade de articulação política do presidente nacional da legenda.



