A indefinição sobre a candidatura própria da Federação PSOL–Rede ao Governo da Paraíba ganhou um novo capítulo neste fim de semana. Em entrevista ao Portal Fonte83, neste domingo (19), o pré-candidato Olímpio Rocha(PSOL) afirmou que, caso sua candidatura seja barrada pela federação no estado, recorrerá à direção nacional da sigla para garantir sua permanência na disputa.
A declaração foi dada após a reunião virtual da federação, realizada na última sexta-feira (17), terminar sem consenso sobre a candidatura ao Palácio dos Despachos do Governo. Segundo Olímpio, a direção nacional do PSOL possui maioria dentro da federação e poderá reverter uma eventual decisão estadual. “Se a federação PSOL/Rede na Paraíba barrar nossa candidatura, recorreremos à Federação Nacional, onde o PSOL tem maioria, e a candidatura será mantida”, afirmou.
Questionado sobre a posição da Rede Sustentabilidade, Olímpio disse que o partido tem liberdade para apoiar outro projeto político, mas sustentou que isso não impediria a candidatura da federação. “A Rede, enquanto partido, poderá votar em quem quiser, o que não pode é barrar a candidatura da federação”, declarou, rebatendo os rumores de que poderia desistir da disputa.
Durante a reunião, os dirigentes também divergiram sobre a data da convenção. Por maioria, foi aprovada a realização do encontro no próximo domingo (26), às 10h, na sede da Rede Sustentabilidade. A proposta defendida pelo PSOL, que previa a convenção para o dia 1º de agosto, foi derrotada. Com isso, a definição sobre a candidatura permaneceu em aberto.
Integrantes da Rede argumentam que o nome de Olímpio Rocha não foi construído de forma consensual entre os partidos da federação, diferentemente do processo adotado nas eleições de 2022. Além disso, a legenda integra atualmente a base do governador Lucas Ribeiro(PP) e defende uma aliança em torno da tentativa de reeleição do chefe do Executivo estadual, cenário que mantém o impasse político até a convenção.



