Durante o programa Senso Crítico da FGTV e MRTV, nesta terça-feira (13), apresentado pelo jornalista Klauber Beserra, o jornalista Edney Oliveira, apresentador do Ô Paraíba Boa, da Rádio 100.5 FM Líder, analisou a nova pesquisa presidencial e as estratégias das campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL). O debate abordou a influência das redes sociais, a disseminação de notícias falsas e o peso da economia na decisão do eleitor.
A discussão ocorreu após a divulgação da pesquisa BTG Pactual/Nexus, que aponta Flávio Bolsonaro com 52% das intenções de votos válidos, contra 48% de Lula. Apesar da vantagem numérica do candidato do PL, a diferença está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, configurando empate técnico. O levantamento ouviu 2 mil eleitores entre os dias 10 e 12 de outubro, por telefone, tem nível de confiança de 95% e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07997/2026.
Ao comentar o cenário eleitoral, Edney chamou atenção para o papel das instituições e a circulação de informações falsas durante a campanha. “2026 já está sendo marcado como o processo eleitoral com o maior número de influências dos poderes institucionais e também por essa expressão chamada fake news. E a gente, como comunicador, tem que bater todos os dias nessa tecla, porque não podemos normalizar isso, independentemente de paixão”, afirmou. Para o jornalista, a disseminação de conteúdos falsos exige atenção, sobretudo pelos possíveis efeitos sobre a escolha dos eleitores.
A estratégia de comunicação também esteve entre os principais pontos do debate. Edney avaliou que a campanha de Lula passou a dialogar de maneira mais direta com públicos que não receberam a mesma atenção no primeiro turno, especialmente os jovens e usuários das redes sociais. “O que faltou de comunicação ao PT no primeiro turno está sobrando no segundo”, declarou. Klauber Beserra, por sua vez, destacou mudanças na forma como o presidente se apresenta nas plataformas digitais e discutiu os efeitos de declarações e embates públicos sobre a repercussão dos candidatos.
Na avaliação dos jornalistas, entretanto, o resultado da eleição não depende apenas de disputas ideológicas ou de estratégias digitais. O poder de compra, o preço dos alimentos, os combustíveis, os juros e a renda dos aposentados também devem pesar na decisão do eleitor. “As pessoas estão preocupadas é com isso, Klauber”, observou Edney ao comentar as dificuldades de famílias que precisam equilibrar despesas com alimentação e medicamentos. O debate reforçou a importância de acompanhar as propostas econômicas dos dois candidatos em uma disputa marcada pelo equilíbrio apontado nas pesquisas.
Veja o comentário no programa Senso Crítico da FGTV:
Flávio tem 52% dos votos válidos, e Lula, 48%, diz pesquisa BTG/Nexus




