Em meio a um cenário de pré-campanha cada vez mais aquecido na Paraíba, o governador em exercício, Lucas Ribeiro (PP), fez um gesto claro de alinhamento político ao surgir ao lado do presidente da Companhia Docas da Paraíba (Porto de Cabedelo), Ricardo Barbosa (PSB), durante agenda institucional no Vale do Mamanguape essa semana.
A presença conjunta ocorreu na entrega de reforma e ampliação de escola, além de inspeções em obras rodoviárias na região. Mais do que compromisso administrativo, o ato ganhou contornos políticos diante das recentes especulações envolvendo Barbosa.
Lucas foi direto ao tratar do assunto e afastou qualquer dúvida sobre o posicionamento do auxiliar. “Ricardo é alguém que vive o Vale do Mamanguape. Ele tem um carinho enorme pela região e tudo o que faz, faz de coração, de corpo e alma. Dedica-se muito, como sempre fez. Tenho certeza de que ele já faz parte desse projeto. Ele é a imagem de um verdadeiro guerreiro, hoje presidindo o Porto de Cabedelo, onde realiza um grande trabalho. Faz parte do nosso time, desse projeto que tem feito a Paraíba avançar”, declarou à imprensa.
A fala teve endereço certo. Nos bastidores, cresciam comentários sobre um possível reposicionamento de Ricardo após uma foto ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), principal nome do campo oposicionista na disputa pelo Governo do Estado.
O registro, feito em um bar da capital, viralizou nas redes sociais e alimentou interpretações sobre um eventual distanciamento do grupo liderado pelo governador João Azevêdo (PSB), que tem Lucas como nome apoiado para a sucessão estadual.
Ricardo tratou de esfriar os rumores. “Foi apenas um encontro casual. Aquele bar é sempre frequentado por mim e pelo meu cunhado, e por coincidência o prefeito Cícero estava por lá”, explicou, negando qualquer articulação eleitoral.
O episódio ocorreu pouco depois de Ricardo anunciar a desistência da pré-candidatura à Prefeitura de Cabedelo, decisão construída em entendimento com João Azevêdo. A saída do páreo municipal foi vista como um gesto de disciplina partidária, mas também abriu espaço para especulações sobre seus próximos passos.
A ausência dele em uma reunião do PSB realizada em Recife, que contou com a presença do presidente nacional da legenda, João Campos, também foi interpretada nos bastidores como sinal de desconforto. Ali foram apresentados nomes que devem compor a nominata socialista para a Câmara dos Deputados.
Dias depois, porém, Ricardo participou da última reunião administrativa convocada por João Azevêdo com o secretariado, no Centro de Convenções, em João Pessoa. O encontro teve clima de despedida para auxiliares que disputarão mandato eletivo. Na ocasião, ele agradeceu a confiança do governador, apresentou um balanço das ações no Porto de Cabedelo e confirmou que deixará o cargo dentro do prazo legal para concorrer nas eleições.
Se havia dúvida sobre o posicionamento de Ricardo Barbosa, ao menos publicamente o grupo governista tratou de encerrá-la. Mas, em ano pré-eleitoral, na política paraibana, silêncio nunca significa ausência de articulação e fotos, às vezes, falam mais que discursos.
O silêncio de Ricardo Barbosa – Por Dayana Lucas
Ricardo Barbosa minimiza repercussão de foto com Cícero Lucena e diz que encontro foi casual
Após recuo de Barbosa, Solidariedade declara apoio a Edvaldo Neto em Cabedelo
Foto de André Coutinho com Ricardo Barbosa e Walber Virgolino movimenta bastidores em Cabedelo
Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado



