Ex-governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) - Foto: Francisco França.

João Azevêdo (PSB) foi eleito senador pela Paraíba neste domingo (4), com 85% das urnas apuradas. O ex-governador liderava a disputa com cerca de 33% dos votos válidos e garantiu uma das duas vagas em disputa no Senado Federal pelo Estado. A eleição marca o retorno de João Azevêdo à disputa eleitoral após deixar o Governo da Paraíba para concorrer ao Senado.

Na parcial da apuração, Veneziano Vital do Rêgo (MDB) aparecia na segunda colocação, com 22,4% dos votos, seguido por Nabor Wanderley (Republicanos), com 20,5%. Marcelo Queiroga (PL) registrava 12,7%, Major Fábio (Novo), 7,8%, e André Gadelha (MDB), 2,6%. Os demais candidatos somavam menos de 1%.

João Azevêdo deixou o cargo de governador da Paraíba em 2 de abril de 2026, dentro do prazo de desincompatibilização para disputar uma vaga no Senado. Com a renúncia, Lucas Ribeiro (PP), então vice-governador, assumiu o comando do Estado e também disputou a reeleição neste domingo.

A eleição para o Senado ocorre em turno único, e os dois candidatos mais votados conquistam as vagas disponíveis neste ano. Com a confirmação da eleição, João Azevêdo passa a representar a Paraíba no Senado Federal pelos próximos oito anos, em mandato que terá início em fevereiro de 2027.

Com 64,6% dos votos, Lucas Ribeiro é reeleito governador da Paraíba no primeiro turno

Compartilhe esse conteúdo: