O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou nesta quarta-feira (28) Ednaldo Joaquim da Silva Júnior, conhecido como Júnior Caroé, para o cargo de secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual (ODE). A função é vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e tem papel central na articulação entre o Governo do Estado e as demandas apresentadas pela população nas diversas regiões paraibanas.
Esta será a segunda passagem de Júnior Caroé pelo comando da secretaria executiva do Orçamento Democrático. Ele havia deixado a função em agosto de 2025, após ser convidado a integrar o Governo Federal, em Brasília, onde passou a atuar na Secretaria-Geral da Presidência da República, ampliando sua experiência na área de participação social.
O retorno de Caroé ao governo estadual é interpretado como um reforço à estrutura do Orçamento Democrático, considerado um dos principais instrumentos de participação popular da gestão João Azevêdo. A nomeação ocorre em um momento de reorganização administrativa e de fortalecimento das políticas de escuta social no Estado.
Nos bastidores, a recondução também é vista como reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo gestor, que ganhou projeção nacional a partir da metodologia aplicada na Paraíba, referência em participação popular no país.
Júnior Caroé foi convidado para atuar no Governo Federal pelo ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e pelo secretário nacional do Orçamento Participativo do Brasil, Renato Simões.
À época, o Governo Federal realizava estudos sobre experiências de participação popular em curso no país. Após análises técnicas, a metodologia adotada pela Paraíba foi considerada a mais promissora, servindo de base para a construção de um modelo nacional de orçamento participativo.
No cargo federal, Caroé assumiu a missão de formatar um instrumento metodológico para viabilizar a implementação de um orçamento participativo em nível federal. Embora já existissem mecanismos internos, a proposta buscava ampliar a participação direta da população, inspirada no modelo paraibano.
Após um ciclo considerado exitoso, o Diário Oficial da União (DOU), em agosto de 2025, publicou a portaria que nomeou o paraibano como Diretor de Planejamento e Orçamento Participativo do Brasil, cargo vinculado à Secretaria Nacional de Participação Socialda Secretaria-Geral da Presidência da República.
Veja abaixo a nomeação publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (28):

Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado



