PGR descarta reforço de segurança dentro da casa de Jair Bolsonaro, mas admite vigilância externa

Por Fonte83 - 29/08/2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro em sua casa em prisão domiciliar – Foto: Reuters/Adriano Machado/Foto de arquivo.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (29), no qual afirma não ver necessidade de aumentar as medidas de segurança no interior da casa onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre prisão domiciliar, em Brasília.

A manifestação foi assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, e responde a um pedido da Polícia Federal, que sugeriu a presença de agentes dentro da residência. Para Gonet, a medida seria excessiva e desnecessária neste momento.

“Não se mostra indeclinável que se proceda a um incremento nas condições de segurança no interior da casa”, escreveu o chefe do Ministério Público Federal.

Gonet defendeu, no entanto, que o entorno da residência receba atenção especial, com a instalação de câmeras para monitoramento em tempo real, mas sem gravação das imagens. A medida busca reforçar a vigilância da área descoberta do terreno, que confina com outras casas de características semelhantes.

A recomendação ocorre após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinar o monitoramento integral de Bolsonaro, argumentando risco de fuga — especialmente diante da atuação do deputado  Eduardo Bolsonaro (PLSP), que estaria nos Estados Unidos (EUA) tentando mobilizar autoridades contra o Judiciário brasileiro.

Apesar da gravidade do caso, a PGR ponderou que é preciso encontrar equilíbrio entre a aplicação da lei penal e o respeito à privacidade do ex-presidente, que ainda não foi julgado.

“Não se aponta situação crítica de segurança no interior da casa. Ao que se deduz, a preocupação se cingiria ao controle da área externa”, afirmou Gonet, que também destacou que a Polícia Federal deve ter livre acesso à área em caso de necessidade.

O ex-presidente permanece em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica e sob monitoramento judicial, enquanto responde a processos que tramitam no STF, especialmente no contexto dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e possíveis articulações contra o sistema eleitoral.

Polícia Federal defende presença de agentes dentro da casa de Bolsonaro para reforçar monitoramento

+Ministro do STF Alexandre de Moraes determina monitoramento permanente de Bolsonaro alegando risco de fuga

+Após PF localizar rascunho de pedido de asilo em celular de Bolsonaro, PGR pede reforço de policiamento no entorno da casa do ex-presidente

+55% dos brasileiros considera justa prisão domiciliar de Bolsonaro, enquanto 39% consideram injusta, aponta pesquisa da Quaest

+PGR tem até quarta-feira para se manifestar sobre descumprimentos de Jair Bolsonaro

+ Relatório da PF aponta Bolsonaro em contato com sete políticos da Paraíba pelo WhatsApp; uma ausência surpreende

+ Bolsonaro nega pedido de asilo e tentativa de fuga e solicita ao STF a revogação da prisão domiciliar

+ Alexandre de Moraes dá prazo de 48 horas para Bolsonaro esclarecer pedido de asilo e violações de medidas cautelares

+ CONFIRA AS CONVERSAS: Silas Malafaia chama Eduardo de ‘babaca’ e ’02’ diz ao pai, Jair Bolsonaro: “VTNC, seu ingrato do c*ralho!”

+ PF faz buscas contra Silas Malafaia e indicia Jair e Eduardo Bolsonaro por coação no processo do golpe

+ STF marca julgamento de ex-presidente Bolsonaro e outros sete por tentativa de golpe para setembro

+ Alexandre de Moraes solicita a Cristiano Zanin que marque julgamento de Bolsonaro no caso da trama golpista

+ Preso em casa, Bolsonaro solicita autorização ao STF para realização de exames médicos em hospital de Brasília

+ PGR pede condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 7 por tentativa de golpe e crimes contra a democracia

Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram