O papa Leão XIV celebrou nesta sexta-feira (9) sua primeira missa como pontífice, em uma cerimônia restrita aos cardeais que participaram do conclave. Realizada na Capela Sistina, no Vaticano, a celebração teve início às 6h10 (horário de Brasília) e foi transmitida ao vivo para o mundo.
Durante a homilia, o papa destacou a importância de manter o espírito missionário da Igreja, mesmo diante de ambientes hostis à fé. “São justamente esses contextos de rejeição e descrença que mais necessitam da nossa missão”, afirmou. Ele também abordou temas como perda de valores, crise familiar e violações à dignidade humana.
A missa marca oficialmente o início do ministério litúrgico de Leão XIV, que foi eleito na quinta-feira (8) como sucessor do papa Francisco. No domingo (11), ele volta a se dirigir aos fiéis com a oração do Regina Coeli e, na segunda (12), encontrará jornalistas no Vaticano em sua primeira audiência com a imprensa.
Primeiro norte-americano a liderar a Igreja Católica, Robert Francis Prevost tem 69 anos, nasceu em Chicago e também possui cidadania peruana. Conhecido como o “pastor de duas pátrias”, atuou por anos como missionário no Peru, país onde também foi bispo. Antes da eleição, chefiava o Dicastério para os Bispos e era uma das principais vozes da Cúria Romana.
Em sua estreia no altar como papa, Leão XIV sinalizou um pontificado que combina continuidade com Francisco, foco social e abertura missionária. Sua formação agostiniana e trajetória na América Latina apontam para um líder com forte sensibilidade pastoral e visão global.
Leia Mais: Papa Leão XIV pede paz e lembra Francisco: “ajudem a construir pontes”
+ “É o Papa que o Espírito Santo escolheu”: diz Dom Delson sobre Leão XIV
+ Lula parabeniza Papa Leão XIV e destaca importância de continuar legado de Francisco
+ Hugo Motta comenta eleição do papa Leão XIV: “Pontífice do diálogo e da paz”
+ Quem é o novo Papa? Conheça Robert Francis Prevost, o Leão XIV, sucessor de Francisco
+ Cardeal americano Robert Francis Prevost é o novo papa Leão XIV
+ Igreja Católica elege novo papa: fumaça branca anuncia escolha no Vaticano
+ Vaticano anuncia início do Conclave para 7 de maio
+ ÚLTIMO ADEUS: Papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma