O secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Ary Reis, afirmou nesta sexta-feira (27) que é necessário aguardar o laudo do Instituto de Polícia Científica da Paraíba para dar continuidade às investigações sobre o caso de óbito e contaminação registrado em Pombal.
A declaração foi feita durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM. Segundo o secretário, os resultados das análises laboratoriais devem ser divulgados nos próximos dias e serão fundamentais para esclarecer as causas do ocorrido.
De acordo com Ary Reis, as investigações incluem exames em amostras de material biológico dos pacientes e também em alimentos consumidos. Até o momento, as análises dos alimentos identificaram a presença de duas bactérias consideradas relevantes.
No entanto, conforme destacou o secretário, essas mesmas bactérias ainda não foram detectadas nas amostras biológicas dos pacientes, o que mantém a apuração em andamento.
“O que conseguimos confirmar até agora é que essas bactérias identificadas nos alimentos são provenientes de má manipulação e falhas na higienização. Elas têm potencial para causar os sintomas relatados pelos pacientes”, explicou.
A expectativa agora é de que o laudo do IPC traga respostas conclusivas e permita avançar nas investigações sobre o caso.