O ex-governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado Federal, João Azevêdo (PSB), comentou nesta semana o andamento das obras do Complexo Rodoviário Ponte do Futuro durante entrevista ao programa “Ô Paraíba Boa”, da rádio 100.5 FM. O projeto, considerado uma das principais intervenções de infraestrutura viária em execução no estado, já ultrapassa 50% de conclusão.
O complexo está sendo implantado na região da Grande João Pessoa e tem como objetivo integrar os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, com impacto direto na mobilidade urbana e no escoamento de tráfego da Região Metropolitana. Além das duas pontes principais, uma com cerca de 2,15 km sobre o braço de mar no Jacaré, em Cabedelo, e outra com aproximadamente 420 metros sobre o Rio da Guia, em Lucena, o projeto inclui um viaduto sobre a linha férrea com 40 metros de extensão.
O complexo também contempla o prolongamento da PB-011, no trecho entre Forte Velho e Lucena, com 11,2 km de extensão até o entroncamento com a PB-019, além da adequação da PB-025 até a BR-101, com mais 500 metros de intervenção viária.
Segundo o governo estadual, a obra deve trazer impactos diretos na mobilidade urbana da Região Metropolitana, incluindo redução no tempo de deslocamento, diminuição de acidentes de trânsito, melhoria na qualidade de vida da população e contribuição para a redução de índices de poluição ambiental.
Durante a entrevista, João Azevêdo destacou a dimensão técnica da obra ao comentar a estrutura em execução. “Como engenheiro, não tenho dúvida de que é uma das maiores obras de engenharia do estado”, afirmou.
A fala foi feita após relato da apresentadora Jaceline Marques, que esteve no canteiro de obras e descreveu a dimensão da estrutura. “Eu estive ontem na obra da Ponte do Futuro e eu arrepiei o braço. É um negócio fora do normal. Eu fui com duas engenheiras da prefeitura de Santa Rita, e elas disseram: ‘O que a gente está vendo aqui não se aprende nem na faculdade’. É algo fantástico”, relatou.
A Ponte do Futuro também leva o nome do ex-governador José Maranhão, homenageado oficialmente por meio de lei sancionada em 2025. O complexo segue em execução pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), com diversas frentes de trabalho em andamento.
Assista abaixo a entrevista de João Azevêdo ao programa “Ô Paraíba Boa“:
Governador João Azevêdo anuncia 50% de execução da Ponte do Futuro na Grande João Pessoa
Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado



