A Seleção Brasileira já conhece seu adversário na segunda fase da Copa do Mundo de 2026. O Brasil enfrentará o Japão na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), no Estádio de Houston, no Texas, Estados Unidos, valendo vaga nas oitavas de final do Mundial.
Os japoneses garantiram a classificação após empatarem por 1 a 1 com a Suécia, nesta quinta-feira (25), terminando na segunda colocação do Grupo F. A liderança da chave ficou com a Holanda, que enfrentará o Marrocos na próxima fase. A Suécia também avançou como uma das melhores terceiras colocadas.
O confronto coloca frente a frente duas seleções de tradições distintas. Enquanto o Brasil busca o hexacampeonato mundial, o Japão tenta fazer história em mais uma participação no torneio. Além da rivalidade esportiva, as duas equipes possuem uma relação histórica, marcada pela influência do futebol brasileiro no desenvolvimento do futebol japonês, que ao longo das últimas décadas contou com treinadores, jogadores e métodos de treinamento brasileiros em seu processo de evolução.
No ranking mais recente da Fifa, atualizado nesta quinta-feira (25), o Brasil ocupa a quinta colocação, enquanto o Japão aparece na 17ª posição.
O retrospecto do confronto também favorece amplamente a Seleção Brasileira. As equipes se enfrentaram 14 vezes ao longo da história, com 11 vitórias do Brasil, dois empates e apenas um triunfo japonês.
A única vitória do Japão aconteceu em outubro de 2025, quando derrotou a equipe comandada por Carlo Ancelotti por 3 a 2, em amistoso.
Em Copas do Mundo, Brasil e Japão se enfrentaram apenas uma vez. O duelo aconteceu na fase de grupos da Copa de 2006, na Alemanha, quando a Seleção Brasileira venceu por 4 a 1, terminou na liderança do grupo e avançou às oitavas de final. O Japão acabou eliminado ainda na primeira fase.
Agora, quase duas décadas depois, as seleções voltam a medir forças em um Mundial. Quem vencer o confronto em Houston seguirá na briga pelo título da Copa do Mundo de 2026.




