O desfile do Bloco Cafuçu, nesta sexta-feira (13), volta a transformar as ruas do Centro Histórico de João Pessoa em um grande cenário de irreverência, música e arte popular. Parte do Carnaval Multicultural da capital, a agremiação chega à 37ª edição celebrando os 40 anos do Bloco Muriçocas do Miramar, considerado marco para o fortalecimento dos festejos de rua na cidade.
O tributo aparece no estandarte principal, na decoração dos três palcos instalados na Praça Dom Adauto, Praça Rio Branco e Avenida General Osório, além de todo o material visual espalhado pelo circuito. Fundador e coordenador do Cafuçu, Buda Lira explica que a referência exalta a importância das Muriçocas para o ressurgimento do Carnaval de rua a partir da segunda metade dos anos 1980.
Encontro de extravagância e frevo
Conhecido pelas fantasias exageradas, pelo humor debochado e por orquestras de frevo, o Cafuçu vem atraindo, nos últimos anos, público estimado em 150 mil pessoas. Para Buda Lira, a liberdade para compor looks “fora do cotidiano” continua sendo o principal motivo do sucesso. O trajeto, totalmente ambientado entre casarões históricos, reforça o clima nostálgico e popular da festa.
Diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves destaca que o bloco passou por processo de qualificação nos últimos quatro anos, ganhando apoio logístico e financeiro da Prefeitura. Ele avalia que a organização do Cafuçu se consolidou como modelo para outras iniciativas carnavalescas da capital.
Oito atrações e recados pelo alto-falante
A programação reúne oito atrações musicais. O destaque fica com a banda Quem Roubou Minha Cueca, composta pelos artistas Val Donato, Elon e Nathalia Bellar, que resgata o espírito das antigas orquestras de baile. Completam a lista DJ Lane Front, Dio Ferraz e Liviannyy, DJ Claudinha Summer, DJ Maraffo, Caburé, Orquestra Sanhauá e Cultura Popular. Como manda a tradição, a velha “difusora” — aparelho de som que transmite recados e piadas entre os foliões — também marca presença.
A concentração começa às 19h nos três polos citados. O cortejo parte da Rua Visconde de Pelotas, segue pela Praça do Bispo, Rua Duque de Caxias, Avenida General Osório, beco do Edifício 18 Andares, Rua da Areia e finaliza na Praça Antenor Navarro. A dispersão está prevista para as 2h.
Carnaval espalhado por vários bairros
Além do Cafuçu, outros quatro blocos animam a noite. No Bessa, o Canto do Tetéu recebe Walter Luis no Parque Parahyba 4. Em Cruz das Armas, o Bom Demais ocupa a área em frente ao Campo da Graça das 19h à meia-noite com Felupe, Banda Amor Secreto e Barbosa. O Bloco Fazendo Amigos promove shows da Banda Tentáculos e orquestra de frevo na Rua Maria Ana Nunes, em Muçumagro, no mesmo horário. Já em Miramar, o As Cueca reúne Ramon Schnayder e Vivian e Odak na Rua Joaquim Avundano.
Com esses eventos, o Carnaval Multicultural reforça a proposta de democratizar a festa em diferentes pontos da capital paraibana, valorizando músicos locais, blocos tradicionais e manifestações que mesclam modernidade e cultura popular.
➕ Clique aqui para seguir o canal FONTE83 no WhatsApp e fique bem informado
📷 Siga o Fonte83 no Instagram




