Marcelo Queiroga garante permanência de Bolsonaro no PL e projeta união da direita para 2026: “Aliança estratégica”

Por Fonte83 - 07/05/2025

Ex-ministro da saúde, Marcelo Queiroga (PL).

O presidente estadual do PL na Paraíba, ex-ministro da saúde, Marcelo Queiroga, reforçou nesta quarta-feira (7) que o ex-presidente Jair Bolsonaro continuará filiado ao Partido Liberal, apesar do convite feito pelo senador Ciro Nogueira (PP) para que ele se filie ao Progressistas. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Correio Debate, da rádio Correio 98 FM.

Segundo Queiroga, mesmo diante das articulações envolvendo partidos da base conservadora, a permanência de Bolsonaro no PL está assegurada. “O União Brasil, hoje com a federação que tem à frente o senador Ciro Nogueira, é um grande aliado do presidente Jair Bolsonaro. Então, acredito que esses partidos estarão juntos para voltarmos à Presidência a partir de 2027. Mas o partido do presidente Bolsonaro é o Partido Liberal”, afirmou.

O ex-ministro da Saúde também destacou a importância da união entre as siglas de direita e centro-direita para as eleições presidenciais de 2026, reforçando que o campo conservador segue coeso em torno da liderança de Bolsonaro. A declaração ocorre em meio a especulações sobre uma possível mudança de legenda por parte do ex-presidente, mas, segundo Queiroga, o PL segue como a principal plataforma de Bolsonaro para articular sua influência política nos próximos pleitos.

Batizada de União Progressista, a federação surge como um novo ator de peso no campo da centro-direita e promete influenciar fortemente as disputas eleitorais de 2026 em todas as esferas: municipal, estadual e federal. Com a união, o bloco deve se tornar a maior força da Câmara dos Deputados, somando 109 parlamentares — ultrapassando, inclusive, a bancada do Partido Liberal (PL), partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. No Senado Federal, as duas legendas juntas contabilizam 13 senadores.

Leia Também: Disputa pelo comando da União Progressista na PB: quem tem mais força, PP ou União Brasil?; veja números

+ Efraim Filho se reúne com ACM Neto e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, para discutir Federação PP/União na PB

+ Com a volta de Daniella, Progressistas desempata disputa com União Brasil pelo comando da federação partidária – Por Ângelo Medeiros

+ Federação entre Progressistas e União Brasil pode modificar cenário político na Paraíba; veja em números

+ Federação entre Progressistas e União Brasil pode modificar cenário político na Paraíba; veja em números

+ Progressistas avança nas negociações para criar federação com o União Brasil