O presidente nacional do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira (PI), anunciou na noite de terça-feira (18) que o partido deu sinal verde para dar continuidade às conversações sobre a formação de uma federação com o União Brasil. Em uma postagem nas redes sociais, o senador detalhou que a decisão foi tomada por unanimidade durante uma reunião convocada pela presidência do PP para consultar a Executiva Nacional.
De acordo com Nogueira, deputados federais, senadores e líderes estaduais do partido aprovaram a continuidade das tratativas, confiando à direção do PP o poder de avançar nas negociações para consolidar a criação da federação entre as duas siglas. A expectativa agora recai sobre o União Brasil, que ainda precisa tomar uma decisão interna sobre sua participação.
Embora já houvesse um entendimento entre os presidentes do PP e União Brasil, como destacou a jornalista da CNN, Tainá Falcão, na semana passada, o assunto ainda está sendo discutido internamente no União Brasil.
No início das tratativas, o Republicanos também estava envolvido nas discussões para formar a federação, mas decidiu não seguir com o projeto. O partido, agora, se concentra em uma possível fusão com o PSDB.
Caso a federação entre o PP e o União Brasil seja concretizada, o bloco político resultante será o maior da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares, superando a bancada do PL, partido de Jair Bolsonaro, que atualmente ocupa o posto de maior bancada. No Senado, as duas siglas somam 13 senadores.