O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) defendeu o protagonismo do Partido dos Trabalhadores nas articulações para as eleições de 2026 e admitiu que o partido ainda não definiu qual caminho seguirá entre os grupos do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), e do vice-governador Lucas Ribeiro (PP). A declaração foi dada em entrevista ao portal Fonte83, durante a festa de comemoração do aniversário do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, neste sábado (25), em Campina Grande.
Segundo Cartaxo, o PT deve avaliar com calma o cenário e priorizar uma aliança que garanta espaço real na chapa majoritária. “Nós vamos avaliar com todo o cuidado, com todo carinho, com as propostas que Adriano vai apresentar para o estado da Paraíba. Ele tem dito que tem uma decisão a ser tomada até dezembro, e se passar da casa dos 20% de intenção de votos, ele mantém a candidatura. Se isso acontecer, o partido vai estar aberto ao diálogo”, afirmou.
O parlamentar destacou o alinhamento de Adriano Galdino com o presidente Lula e sinalizou abertura para conversas. “Adriano tem demonstrado um apoio importante ao presidente Lula. Quer fazer uma aliança com o Partido dos Trabalhadores, e nós vamos fazer esse diálogo”, disse.
Cartaxo ressaltou que, embora o PT ainda não tenha tomado uma decisão definitiva, é necessário que o partido tenha um papel ativo e visibilidade dentro das futuras composições. “Eu defendo que o partido seja protagonista, que discuta o estado com um programa de governo, mas que também se sinta representado numa chapa majoritária. O PT precisa estar onde possa dar visibilidade e ajudar a ampliar políticas públicas que estão avançando com o governador João Azevêdo”, afirmou.
Questionado sobre a disputa entre Cícero Lucena e Lucas Ribeiro pelo apoio petista, Cartaxo disse que o cenário mostra a força do partido. “Quando todos os grandes pré-candidatos procuram o PT, é uma demonstração clara da importância do partido. Agora, precisamos participar da chapa majoritária, temos nomes e quadros com experiência, e o presidente Lula vai ouvir e opinar sobre o que será melhor para a Paraíba”, concluiu.
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado


