O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta segunda-feira (17) que a decisão sobre a indicação de Alanna Galdino, filha do deputado e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), cabe exclusivamente à Assembleia Legislativa.
Em entrevista durante o lançamento de um pacote de incentivos fiscais para o Centro Histórico de João Pessoa, Azevêdo destacou que a responsabilidade pela escolha é dos deputados estaduais. “Essa é uma decisão da Assembleia. Cabe aos deputados decidirem sobre isso. A referência é da Assembleia. Uma responsabilidade da Assembleia. A Paraíba se acostumou por um tempo em haver interferência entre os Poderes. Se é uma vaga que cabe à Assembleia, que a Assembleia decida”, afirmou o governador.
Azevêdo também enfatizou que não há nenhuma norma que indique que ele deva fazer a próxima indicação ao TCE. “As vagas não são pessoais. Vamos continuar dialogando como fizemos até hoje. O que estou dizendo é que quando chegarem as vagas, nós vamos ter a oportunidade de discutir”, completou o governador.
Eleição para o TCE-PB
A advogada e médica Allana Galdino foi oficialmente indicada, na noite da última sexta-feira (14), como candidata única ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Filha do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, Allana conta com o apoio de cerca de 30 deputados e está a caminho de se tornar a primeira mulher a integrar a Corte do TCE-PB.
Nesta segunda-feira (17), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALPB se reunirá às 14h30 para avaliar sua indicação. A vaga no TCE-PB foi aberta após a aposentadoria do conselheiro Arthur Cunha Lima, e o novo membro será escolhido para ocupar o cargo. A eleição ocorrerá em plenário até a próxima quarta-feira (19) e, posteriormente, será submetida à nomeação do governador João Azevêdo.
Leia Mais: Murilo Galdino agradece confiança de Adriano e elogia escolha de Allana para a vaga do TCE-PB
+ EXCLUSIVO: Videoconferência selou indicações para o TCE-PB – Por Fabiano Gomes
+ ALPB analisa indicação de Alanna Galdino para o TCE-PB nesta segunda-feira
+ Hervázio Bezerra e Wallber Virgolino afirmam que não votarão em Alanna Galdino para vaga no TCE-PB
+ Conforme antecipado pelo Fonte83, Alanna Galdino é candidata única à vaga de conselheira do TCE-PB
+ Hervázio Bezerra critica processo de escolha para Conselheiro do TCE-PB e descarta candidatura
+ Após oficializar desistência por vaga do TCE-PB, Tião Gomes anuncia aposentadoria da vida pública
+ Filha de Adriano Galdino pode substituir Tião Gomes na disputa pelo TCE-PB
+ ALPB abre inscrições para vaga de Conselheiro do TCE da Paraíba