Hugo Motta diz que decisão do STF sobre Bolsonaro deve ser cumprida, mas frisa que “direito de defesa deve ser respeitado”

Por Fonte83 - 05/08/2025

Hugo Motta participou da inauguração do Hospital da Mulher, em João Pessoa – Foto: Reprodução / Maurílio Júnior

Durante agenda institucional na Paraíba, nesta terça-feira (5), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou que a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que decretou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deve ser cumprida, independentemente de avaliações pessoais ou políticas.

“Decisão judicial não se discute, se cumpre”, declarou o parlamentar durante a inauguração do Hospital da Mulher, em João Pessoa. Motta destacou que o processo já tramita há algum tempo no STF e que é preciso respeitar o direito de defesa de todas as partes envolvidas, mas reforçou que não cabe ao presidente da Câmara comentar ou julgar o mérito da decisão.

+ Em João Pessoa, Hugo Motta reage a ameaça de Altineu Côrtes sobre pautar o PL da Anistia: “A Casa seguirá funcionando com respeito ao regimento”

Ainda durante a entrevista, Hugo Motta comentou a ameaça feita por parlamentares da oposição, que indicaram a possibilidade de o vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), pautar o projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro caso o presidente da Casa se ausente do país.

Motta rechaçou a pressão e garantiu que a Câmara seguirá funcionando de acordo com as normas institucionais. “Temos um Conselho de Ética que atua com independência, apurando condutas de qualquer parlamentar, de qualquer partido e ideologia. A Casa vai continuar respeitando o regimento e a Constituição, sempre agindo em favor do país”, afirmou.

Nos últimos dias, a oposição intensificou as ações no Congresso após a decisão do STF, com parlamentares ocupando a Mesa Diretora da Câmara e do Senado para pressionar as presidências das Casas a pautarem a proposta de anistia. Hugo Motta, no entanto, reiterou que manterá o funcionamento normal da Câmara, apesar das tentativas de obstrução por parte de aliados do ex-presidente.

Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado.

📷 Siga o Fonte83 no Instagram.