O deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade), presidente da federação partidária Solidariedade–PRD na Paraíba, fez duras críticas ao prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), durante entrevista ao programa “Ô Paraíba Boa”, apresentado por Fabiano Gomes, Jaceline Marques e Clauber Beserra, nesta segunda-feira (13).
Eduardo afirmou que o Solidariedade foi um dos pilares da vitória de Cícero nas eleições de 2024, mas que o prefeito rompeu o compromisso político firmado após o pleito, deixando a legenda fora da administração municipal.
“Quando a gente vence junto, como nós vencemos em 2024, o que se espera é governar junto. O compromisso do prefeito Cícero Lucena foi exatamente esse — ser candidato, ser eleito com o apoio da Solidariedade, com trinta candidatos a vereador apoiando sua campanha. O que houve foi uma quebra de compromisso e de confiança”, declarou o parlamentar.
Segundo o deputado, o apoio do partido a Cícero tinha foco exclusivamente na disputa municipal, e não em alianças futuras ligadas ao governo estadual.
“Nosso compromisso foi para que Cícero fosse reeleito prefeito da capital. Não foi um apoio para governador, nem para outros projetos. Estivemos nas ruas pedindo voto, acreditando em um governo compartilhado. Depois disso, o partido foi simplesmente ignorado”, criticou.
O rompimento político se agravou após a exoneração de aliados da federação de cargos na Prefeitura de João Pessoa, fato que motivou a convocação de uma reunião emergencial do Solidariedade–PRD nesta segunda-feira. O encontro visa discutir o reposicionamento da federação na Câmara Municipal, o alinhamento para as eleições de 2026 e o apoio à pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao Governo da Paraíba.