O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) criticou duramente a lentidão das obras de triplicação da BR-230, em Cabedelo, e anunciou que vai solicitar à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) a realização de uma sessão itinerante no local.
O deputado Hervázio afirmou que presenciou trechos com número reduzido de trabalhadores e maquinário insuficiente para a dimensão da obra. “Aquela obra é uma vergonha, um sofrimento. Já morreram várias pessoas ali. Quero saber o que está havendo”, desabafou o parlamentar.
Segundo ele, a ideia é realizar uma das sessões da ALPB sobre um dos viadutos em construção, para que os deputados possam ver de perto a situação. “Seria uma sessão histórica para motivar a nossa bancada federal a reagir. Precisamos entender o que está travando essa obra: se é incapacidade da empresa contratada, falta de recursos ou de gestão”, pontuou.
O projeto de triplicação da BR-230 foi iniciado em março de 2017, com orçamento superior a R$ 255 milhões. O trecho tem cerca de 28 quilômetros, prevendo a construção de 13 viadutos e a reforma de outros três.
Atualmente, a Etapa 1, que vai do Km 2 ao Km 13, está com execução física de 37%, segundo dados da Casa Civil. O principal entrave seria o remanejamento de redes de energia, conduzido pela Energisa em parceria com o DNIT. Já a Etapa 2, do Km 13 ao Km 28, ainda está na fase de elaboração dos projetos executivos.
Os constantes atrasos têm gerado críticas de motoristas, moradores e comerciantes da região, que reclamam de transtornos e riscos de acidentes no trajeto.