Depois de exonerações, Solidariedade confirma o rompimento com Cícero Lucena e anuncia bloco oposicionista em João Pessoa

Por Fonte83 - 13/10/2025

Reunião da executiva do Solidariedade oficializou o rompimento com o prefeito Cícero Lucena (sem partido)

O Solidariedade decidiu, em reunião unânime da executiva municipal nesta segunda-feira (13), migrar para o bloco de oposição ao prefeito Cícero Lucena (sem partido). A ruptura decorre das recentes exonerações de indicados do partido pela gestão municipal, ato que o partido classifica como unilateral e sem diálogo.

O presidente estadual da sigla, vereador Fábio Carneiro, criticou duramente a conduta do prefeito: “Faltou humildade. Só soubemos das exonerações pelo Diário Oficial. Foi uma traição descarada”, afirmou. Ele acusou o gestor de ter exigido apoio em campanhas, mas não ter tido a decência de comunicar formalmente sua decisão de expulsar o partido da administração.

O deputado estadual Eduardo Carneiro reforçou o tom de reprovação: disse que o município vinha na lógica de “governar juntos”, mas foi surpreendido por uma decisão unilateral. “Não fomos comunicados por ninguém da gestão”, alegou. Ele afirmou ainda que tentou contato com o prefeito e com seu filho, o deputado federal Mersinho Lucena, sem sucesso.

O Solidariedade já formalizou seu apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP) como candidato ao governo estadual e mantém alinhamento com o governador João Azevêdo (PSB).

Indicações cortadas e demissões executadas

Uma das exonerações que repercutiu foi a do secretário de Serviços Urbanos e Zeladoria (Sezurb), Rinaldo Maranhão, indicação do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade). As portarias, todas com data de 8 de outubro de 2025, retiraram do cargo servidores técnicos e de assessoria ligados ao partido.

Em resposta ao rompimento, Rinaldo colocou seu cargo à disposição e deixou o comando da secretaria nesta segunda-feira.

Resposta de Cícero e cenário político

Na manhã desta segunda-feira, Cícero reagiu às acusações com ironia: “Cada um cuida do que usa”, limitou-se a dizer, sem se deter em mais explicações.

Ainda hoje, a federação SolidariedadePRD promoveu reunião interna para formalizar o rompimento e discutir posicionamento para 2026.

➕”Cada um cuida do que usa”: Cícero Lucena rebate críticas de Eduardo Carneiro após demissões de aliados do Solidariedade

➕Rougger Guerra fala em “nova fase” e confirma: gestão de Cícero Lucena terá novas exonerações

➕Felipe Leitão endurece discurso e cobra fidelidade: “Quem ficar com Cícero, entrega cargos no Estado”

➕Eduardo Carneiro acusa Cícero Lucena de “quebra de compromisso” e diz que Solidariedade foi deixado fora da gestão: “Vencemos juntos e governamos juntos”

➕Federação Solidariedade-PRD convoca reunião nesta segunda-feira para definir postura na Câmara de João Pessoa e cenário para 2026

➕Rougger Guerra rebate críticas a Cícero Lucena e defende pré-candidatura ao Governo da Paraíba em 2026 como projeto coletivo

➕Veneziano Vital do Rêgo quebra silêncio e defende Cícero Lucena após críticas de integrantes do governo: “Demonstrou grandeza”

➕Veneziano ignora críticas de Tibério a Cícero sobre se aliar à oposição e lembra que prefeito foi deixado de lado:  “Eu não preciso de espaço para aparecer”

➕Ô Paraíba Boa: Veneziano espera que Cícero anuncie filiação ao MDB em até uma semana e chama gesto de “reencontro com a própria história”

➕Após separação política, João Azevêdo comenta permanência de aliados de seu grupo na gestão de Cícero “Transição vai acomodar todo mundo”

➕”Em breve”, diz Baleia Rossi sobre filiação de Cícero Lucena ao MBD para concorrer ao Governo da Paraíba em 2026

➕As razões do favoritismo de Cícero Lucena – Por Flávio Lúcio

➕João Azevêdo diz que manterá parceria administrativa com Cícero Lucena após saída do PP: “Faço política para a população”

Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram