O encerramento do ciclo do Orçamento Democrático Estadual (ODE) de 2025, realizado na noite dessa quinta-feira (18), no Espaço Cultural, em João Pessoa, reservou um momento curioso no tabuleiro político da Paraíba. O vice-governador Lucas Ribeiro (Progressistas) e o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), que se colocam como pré-candidatos ao governo em 2026, protagonizaram gestos de descontração e bom humor durante o evento, em contraste com o histórico recente de declarações bélicas, sobretudo de Galdino.
Nos últimos meses, Lucas tem ensaiado gestos de aproximação, chegando a afirmar em entrevistas que não descarta Galdino como vice em uma chapa conjunta. Chegou a chamá-lo de “grande parceiro” e a destacar que ele “participa das discussões”. Do outro lado, o deputado republicano tem mantido o tom firme de que não abre mão de sua pré-candidatura, declarando que “será o próximo governador da Paraíba”.
A distância entre discurso e prática se tornou ainda mais evidente quando Galdino, em diferentes ocasiões, afirmou que não votaria em Lucas e questionou sua lealdade, insinuando risco de alinhamento com o bolsonarismo.
Nada disso, porém, transpareceu na noite do ODE. Nos bastidores e nos momentos públicos, os dois trocaram sorrisos, cumprimentos e conversas cordiais. A harmonia chamou a atenção pela espontaneidade, considerando o histórico recente de troca de farpas.
Rumores de um alinhamento político ganham força.
Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado