Em ato realizado na manhã deste domingo (21), no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, a presidente estadual do PT na Paraíba e deputada Cida Ramos fez duras críticas à PEC da Blindagem — como vem sendo chamada a Proposta de Emenda à Constituição 3/2021 — aprovada pela Câmara dos Deputados na última semana. O protesto reuniu centenas de manifestantes e teve participação de movimentos sociais, culturais e lideranças políticas da esquerda paraibana.
A PEC, que ainda será analisada pelo Senado Federal, determina que deputados e senadores só poderão ser processados criminalmente com autorização da respectiva Casa Legislativa, por meio de votação secreta — o que, segundo opositores, fere a transparência e institucionaliza a impunidade.
Diante do público, Cida Ramos não poupou críticas aos parlamentares que apoiaram a proposta. “Sou professora e deputada, mas ninguém me deu autorização, nem salvo-conduto, para organizar o crime, para estuprar, para matar e não ser penalizada”, disse, sendo aplaudida.
A parlamentar também apontou a falta de compromisso da atual legislatura com as demandas da população: “Mandato é para transformar a vida das pessoas, porque ninguém fica numa fila para votar em alguém que só trama contra o povo. E eu pergunto: cadê a pauta dos taxistas, das assistentes sociais, das professoras, dos garis, dos trabalhadores?”, questionou.
Além da PEC, o ato também criticou o PL da Anistia, que propõe o perdão a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Para Cida, essas medidas ameaçam a democracia e reforçam interesses antinacionais: “O caminho é a rua, é a resposta organizada. É dizer que o Brasil não voltará a ser colônia, que Trump não manda neste país. O caminho é a luta, a resistência, o sim à democracia, o não à anistia, o não à bandidagem”, concluiu.
Cida Ramos também apontou o papel da extrema direita na articulação das medidas: “Enquanto a população sofre, eles tramam contra o país e torcem por sanções externas”, denunciou.
O protesto, convocado pelas redes sociais, foi o primeiro grande ato de rua com Cida à frente do PT na Paraíba, e teve a participação de artistas locais, militantes de movimentos populares, bandeiras de partidos como PT e PCdoB, e críticas direcionadas a parlamentares que votaram a favor da proposta, incluindo membros da bancada paraibana.
Confira abaixo as publicações no perfil do Instagram de Cida Ramos:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
(VÍDEO) Manifestantes gritam “Fora Hugo Motta” em protesto contra PEC da Blindagem em João Pessoa
Manifestantes protestam em João Pessoa e Campina Grande contra a PEC da Blindagem e o projeto da Anistia
PRESSÃO NAS RUAS: Manifestantes protestam neste domingo contra a “PEC da Blindagem”, que dificulta a punição de políticos
Avó de Hugo Motta evita comentar sobre PEC da Blindagem colocada em pauta pelo neto
Bancada paraibana no Senado fecha questão contra a PEC da Blindagem
VEJA: Veneziano tacha PEC da Blindagem de “PEC da Impunidad” e antecipa voto contrário no Senado
Apenas dois deputados da Paraíba votaram contra a chamada “PEC da Blindagem”; veja quem
Câmara dos Deputados restabelece voto secreto em PEC que limita ações penais contra parlamentares
Mídia nacional revela bastidores de jantar entre Hugo Motta e Tarcísio de Freitas que selou destino do projeto da anistia
Votação da anistia escancara divisão entre oposição bolsonarista e base de Lula na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados aprova urgência para projeto de anistia por 311 a 163 votos, mas texto final segue indefinido
Saiba como votaram os deputados da Paraíba na urgência para anistia dos atos de 8 de janeiro
Proposta de anistia expõe divergência: Cabo Gilberto Silva clama por justiça; Veneziano Vital do Rêgo enxerga risco de impunidade
Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado