O vereador João Corujinha (PP) anunciou nesta quarta-feira (3) apoio à pré-candidatura do prefeito Cícero Lucena (PP) ao Governo da Paraíba em 2026. A declaração foi feita em primeira mão durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, onde o parlamentar também revelou que está articulando o apoio de outros vereadores para reforçar o projeto.
“Nosso objetivo é bater o martelo em relação ao apoio do prefeito de João Pessoa Cícero Lucena como forma de não deixar dúvidas de que estamos todos juntos e unidos e assim evitar especulações”, explicou.
Corujinha destacou que uma reunião, marcada para hoje em sua residência, servirá como ponto de partida para ampliar o arco de alianças de Cícero. A ideia, segundo o vereador, é envolver não apenas os parlamentares do Progressistas, mas toda a base de sustentação do prefeito na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
Cícero prepara saída do PP e avança diálogo com MDB
Mesmo com o apoio interno em João Pessoa crescendo, Cícero Lucena enfrenta resistência dentro do seu partido, especialmente da ala ligada ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP), que deve assumir o governo estadual em 2026, caso o atual governador João Azevêdo (PSB) se renuncie o mandato para disputar o Senado Federal.
Com a possível ascensão de Lucas ao comando do estado, sua candidatura à reeleição é dada como certa, o que abriria uma disputa direta com Cícero dentro da base governista. Diante disso, o prefeito da capital já sinalizou sua disposição de deixar o Progressistas e buscar um novo abrigo político.
No último fim de semana, Cícero participou de uma agenda pública ao lado do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e do deputado federal Mersinho Lucena (PP), no município de Borborema. O gesto foi lido como indicativo de aproximação com o MDB, legenda comandada por Veneziano na Paraíba.
Já na última segunda-feira (1º), uma foto nos bastidores da posse do novo procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, reforçou a leitura de articulações em curso. No registro estavam Cícero, Veneziano, o presidente da deputado Adriano Galdino (Republicanos), e o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil). Dias antes, Veneziano declarou que tanto Cícero quanto Galdino estariam sendo “escanteados” nas negociações da base governista para 2026.
Cenário político em reconfiguração
Caso confirme a candidatura ao Governo da Paraíba, Cícero terá que deixar o cargo de prefeito até abril de 2026, respeitando o prazo legal de desincompatibilização. Com isso, o atual vice-prefeito Leo Bezerra (PSB) assumirá o comando da capital, o que pode provocar um reposicionamento entre os grupos políticos locais e fortalecer pontes com a oposição ao governador João Azevêdo.
Enquanto isso, o movimento iniciado por João Corujinha pode ser o primeiro passo para consolidar um palanque robusto em João Pessoa — vitrine importante para qualquer projeto majoritário no estado.
Cícero Lucena deve anunciar saída do PP na próxima sexta-feira antes de viagem à Espanha
+ Lados opostos: Vídeo expõe sinais de iminente rompimento na base governista da Paraíba; confira
+ Base de João Azevêdo se articula para 2026 e prepara nome competitivo ao Governo da Paraíba
Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado


