O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), respondeu nesta terça-feira (14) à declaração do vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos), que sinalizou apoio à sua eventual candidatura ao Governo do Estado em 2026 e afirmou que o Republicanos “pode fechar o caixão” da disputa, caso decida marchar com o atual gestor da capital. Durante entrevista à imprensa, após evento de lançamento do Refis 2025, no Centro Administrativo Municipal, Cícero agradeceu a sinalização do deputado, mas evitou entrar diretamente no debate eleitoral.
“Eu estou preocupado é em cuidar da cidade de João Pessoa. Estamos vivendo uma antecipação de eleição com mais de um ano de antecedência. No momento certo, as pessoas vão escutar e perceber quem fala com responsabilidade e quem não fala”, declarou o prefeito.
Apesar do tom moderado, Cícero reforçou que sua conduta tem sido pautada pela vontade da população — e não por articulações de bastidores. “Agradeço ao Felipe, porque ele deixou claro que existe, sim, a possibilidade — até porque a fala dele responde ao outro grupo. Ele reconhece que eu conduzi esse processo com responsabilidade, ouvindo a população. Ou seja, eu não traí a vontade do povo. Se alguém se sentiu contrariado em seus interesses, são eles que precisam justificar. Eu preferi ficar com o povo”, enfatizou.
Apoio do Republicanos pode mudar cenário de 2026
As declarações do prefeito vêm na esteira da entrevista de Felipe Leitão, que quebrou o silêncio sobre 2026 e fez uma análise política direta: segundo ele, caso o Republicanos se una a lideranças como o presidente estadual do PSD na Paraíba, ex-deputado Pedro Cunha Lima, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) e o ex-senador Cássio Cunha Lima (PSD) em torno do nome de Cícero, o grupo pode encerrar precocemente a disputa pelo Palácio da Redenção.
Leitão faz parte do núcleo político do presidente da Assembleia, Adriano Galdino (Republicanos), que também é cotado para a disputa estadual, mas ainda avalia sua viabilidade. A fala de Felipe, no entanto, foi interpretada como uma sinalização de que o partido pode optar por apoiar um nome de fora da sigla — neste caso, Cícero.
O movimento ocorre num contexto de racha entre o prefeito de João Pessoa e o governador João Azevêdo (PSB), após a saída de Cícero do Progressistas (PP) e o afastamento gradual de sua gestão em relação à base governista. Nos bastidores, a aproximação com nomes da oposição, como Veneziano Vital do Rêgo (MDB), já era percebida como um passo rumo à disputa de 2026.
Estratégia: manter o foco na gestão
Mesmo diante do aquecimento do cenário político, Cícero tem adotado um discurso de equilíbrio, reforçando que seu foco continua na administração da capital. Em entrevistas recentes, tem dito que “política se faz com responsabilidade” e que ainda não é o momento para definir alianças eleitorais. “A vida não é só política. O momento é de trabalhar pela cidade e entregar resultados à população”, finalizou.
➕Cícero revela detalhes de reunião com presidente do MDB e filiação pode acontecer ainda neste mês
➕De olho em 2026, Cícero Lucena parabeniza Campina Grande e destaca importância histórica da cidade
➕Cícero Lucena e Veneziano Vital do Rêgo se reúnem com Baleia Rossi nesta terça-feira, em Brasília
➕As razões do favoritismo de Cícero Lucena – Por Flávio Lúcio
➕ Felipe Leitão cobra maturidade e pede definição do nome da base governista para disputa de 2026
➕ Republicanos será peça-chave nas eleições de 2026 na Paraíba, diz Wilson Filho
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado