Em clima de homenagem, mas sob forte ruído político, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), usou as redes sociais nesta quinta-feira (14) para parabenizar o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) pelo aniversário. A mensagem, publicada com uma sequência de fotos dos dois em agendas públicas, reforça a parceria administrativa entre as gestões municipal e estadual, mesmo diante das especulações de um possível afastamento político entre os dois líderes.
“Hoje é o aniversário do meu grande amigo, o governador João Azevêdo. É muito bom poder estar ao seu lado nessa parceria que está fazendo a gente viver nosso melhor momento”, escreveu Cícero, destacando avanços conjuntos em áreas como saúde, educação, mobilidade, turismo e infraestrutura. “Estamos construindo as pontes para um futuro cada vez melhor. Conte comigo para cuidar cada vez mais e melhor da nossa gente”, completou.
A publicação ocorre no momento em que cresce nos bastidores a expectativa por um possível rompimento político entre o prefeito da capital e a base governista, que tem João Azevêdo como líder maior. Cícero, reeleito em outubro de 2024 para seu quarto mandato à frente da Prefeitura de João Pessoa, vem se movimentando politicamente para disputar o Governo do Estado em 2026, cargo que já ocupou entre 1993 e 1994, após a renúncia do ex-governador Ronaldo Cunha Lima, para concorrer ao senado na época.
O impasse se intensifica porque João Azevêdo, que deve deixar o cargo em abril de 2026 para disputar o Senado Federal, já articula nos bastidores a sucessão estadual, tendo como nome preferido o atual vice-governador, Lucas Ribeiro (PP). A escolha de Lucas como candidato natural da base governista inclui ainda a possível indicação do secretário de Estado da Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga (PSB), para a vaga de vice.
Cícero, por sua vez, defende que a escolha do candidato ao governo seja feita com base em critérios objetivos, como desempenho em pesquisas eleitorais. “É o eleitor quem vota e escolhe”, tem repetido em entrevistas.
Além da defesa pela unidade da base, o prefeito tem intensificado visitas ao interior do Estado, consolidando seu nome como uma das principais lideranças do grupo. A movimentação acirra os rumores de que, caso seja preterido, Cícero pode romper com o grupo de Azevêdo e lançar candidatura ao governo pela oposição. A expectativa é de que ele também deixe o PP, caso Lucas Ribeiro — sobrinho do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) — seja mesmo o candidato oficial da legenda.
Enquanto as articulações seguem, a mensagem pública de Cícero a João Azevêdo nesta quinta-feira pareceu para muitos como um gesto de civilidade institucional — ou um último aceno antes de uma definição política mais contundente.
Confira abaixo a publicação no perfil do Instagram de Cícero Lucena:
Ver essa foto no Instagram
+ Cícero Lucena evita cravar volta ao PSDB e diz que permanecer no PP depende de respeito interno
+ João Azevêdo minimiza tensão com Cícero Lucena e diz que “nada muda” na relação com o prefeito
+ Base de João Azevêdo se articula para 2026 e prepara nome competitivo ao Governo da Paraíba
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado