Chió dispara sobre pedido de vistas de desembargador na Lei do Gabarito: “Tem cunho de protelar e empurrar a decisão com a barriga”

Por Ingreson Derze - 05/11/2025

Deputado estadual Chió durante entrevista, alertou sobre o lobby das construtoras e defendeu o cumprimento da Lei do Gabarito.

O deputado estadual Chió (Rede) criticou duramente o que chamou de “lobby das grandes construtoras” e a tentativa de empurrar com a barriga a solução para as irregularidades envolvendo a Lei do Gabarito em João Pessoa. A declaração foi feita durante entrevista à rádio CBN João Pessoa, nesta quarta-feira (5), quando o parlamentar comentou os desdobramentos da audiência pública sobre o tema realizada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Segundo Chió, há interesses econômicos que tentam flexibilizar a legislação que protege o patrimônio urbanístico e paisagístico do litoral paraibano.

“Esse patrimônio é do povo paraibano e está ameaçado. O lobby das grandes construtoras e a ganância por um metro a mais, dois metros a mais, está possibilitando que essa lei seja burlada”, denunciou.

O deputado afirmou ainda que o pedido de vistas no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que suspendeu o julgamento do caso, parece ter o objetivo de adiar uma decisão definitiva.

“Me parece que esse pedido de vistas tem um cunho de protelar mesmo, de empurrar com a barriga um problema que João Pessoa tem. Existem forças querendo que isso seja empurrado com a barriga, passado em panos quentes”, criticou.

Chió defendeu a atuação conjunta entre o Ministério Público, universidades, sociedade civil e o Legislativo estadual para garantir o cumprimento da lei e evitar retrocessos ambientais e urbanísticos.

“Não podemos deixar a boiada passar na Paraíba, em João Pessoa. É preciso cobrar da Prefeitura, da Sudema e das secretarias de meio ambiente de todos os municípios do litoral que cumpram o seu papel de fiscalização”, enfatizou.

O parlamentar informou que está sendo formada uma comissão de deputados para acompanhar o tema e mobilizar a população. “Se a Justiça não agir, vamos conclamar o povo para atos públicos. João Pessoa não pode ser refém do lobby imobiliário”, concluiu.

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram