O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), anunciou nessa sexta-feira (10), durante entrevista à imprensa, um pacote de ações para marcar os 161 anos de emancipação política do município, celebrados neste sábado (11). A programação inclui inaugurações de escolas, lançamento de obras estruturantes, eventos culturais gratuitos e tarifa zero no transporte público urbano.
“Chegamos aos 161 anos da Rainha da Borborema com a alegria de uma cidade que, mesmo jovem, sempre se destacou pela coragem, pelo trabalho e pela capacidade de empreender. Preparamos uma série de ações para celebrar com toda a população”, destacou Bruno, em entrevista à imprensa.
Entre as entregas, está a inauguração da Escola Presidente Kennedy, além de novas ordens de serviço e obras estratégicas. O prefeito também confirmou gratuidade nos ônibus neste sábado (11), facilitando o deslocamento da população para as atividades nos parques Evaldo Cruz e do Povo, onde ocorre grande parte da programação.
A agenda festiva começou na última quinta-feira (9) e segue até este domingo (12), unindo os festejos do aniversário da cidade com o Dia das Crianças. As comemorações incluem shows musicais, feiras de artesanato, espetáculos cênicos e atividades infantis, com destaque para a valorização de artistas locais e espaços públicos de lazer.
Um dos momentos mais aguardados é a apresentação do consagrado Quinteto Violado, com a turnê nacional Sertão. No repertório, clássicos como Asa Branca e Disparada, em show viabilizado pelo Instituto Vale Cultural por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O domingo (12) será dedicado especialmente às crianças, com programação lúdica e ações da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), com apoio do Sicredi.
História e identidade
Elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864, Campina Grande cresceu a partir de um pequeno sítio e se transformou em polo comercial estratégico, inicialmente como ponto de apoio a tropeiros. A cidade despontou nacionalmente com a produção algodoeira, quando chegou a ser chamada de “Liverpool brasileira”.
Hoje, com mais de 419 mil habitantes, é um dos principais centros urbanos da Paraíba e referência cultural, abrigando eventos de projeção nacional como o Maior São João do Mundo. A Feira Central, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil, simboliza a força econômica e histórica do município.
Com o aniversário de 161 anos, Bruno Cunha Lima reforça sua gestão como voltada à infraestrutura e cultura popular, unindo tradição, serviços e inovação para manter a cidade como protagonista no interior nordestino.
Ouça a entrevista do prefeito Bruno Cunha Lima:
➕ João Azevêdo destaca investimentos no aniversário dos 161 anos de Campina Grande
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado