Audiência da ALPB expõe impactos e pressões sobre instalação do Parque Eólico Serra do Tigre em Picuí

Por Ingreson Derze - 04/10/2025

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta sexta-feira (3), uma audiência pública para discutir a instalação e operação do Parque Eólico Serra do Tigre, no município de Picuí. A reunião ocorreu na Igreja Nossa Senhora da Guia, no Distrito de Serra dos Brandões, e reuniu moradores, autoridades locais e representantes da empresa Casa dos Ventos, responsável pelo empreendimento.

O deputado Chió, autor da proposta da audiência, destacou que, apesar da importância da geração de energia renovável, a implantação do parque tem gerado impactos sociais, econômicos e ambientais. “Um dia de escutar o povo da comunidade, a empresa pra gente discutir uma contrapartida social e ambiental do impacto desse parque. Um investimento de milhões que chega aqui na comunidade e que impacta às pessoas. É preciso que, de alguma forma, possa se compensar os impactos da implantação desse parque eólico para uma melhoria para a população”, afirmou.

Entre as principais reivindicações da população, está a pavimentação da estrada que liga Serra dos Brandões ao centro de Picuí. Chió garantiu que levará a demanda ao Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) e à própria empresa, para viabilizar o asfaltamento.

O prefeito de Picuí, Ranieri Ferreira, reforçou a cobrança de benefícios concretos. “Esse empreendimento trouxe impactos agrários e habitacionais. A comunidade pede que o retorno social seja maior. Precisamos de apoio para ampliar serviços de assistência, criar um centro social e fomentar atividades esportivas no Distrito”, disse.

Ranieri ressaltou que, além da estrada, é preciso acompanhar a segunda etapa do Parque Serra do Tigre, que prevê a instalação de mais 30 torres e obras de pavimentação parcial. “Queremos saber exatamente onde e como essa obra vai acontecer, para que possamos dialogar com o Governo do Estado e garantir a completa pavimentação do acesso. Serra dos Brandões precisa de asfalto”, alertou o gestor.

Moradores também reforçaram a necessidade de ampliar os investimentos sociais. Para José Ary, residente do distrito, a audiência pública foi essencial para dar voz à comunidade: “É um espaço para a gente dialogar junto à Assembleia Legislativa, a Prefeitura Municipal de Picuí e o Grupo Eólico Serra do Tigre, para, assim, traçarmos um novo caminho de melhoria para todos nós.”